Museu Goeldi vence Prêmio ABEU 2022

O livro lançado pela editora do Museu Goeldi, Peixes teleósteos da Costa Norte do Brasil, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Naturais e Matemáticas. Além disso, a instituição ganhou menções honrosas para a publicação A Expedição do Guaporé (1933-1935): Cadernos de campo, Publicações e Acervo.

Agência Museu Goeldi – Na última sexta-feira (18), a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), premiou as melhores produções dentro do âmbito acadêmico no país, e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) tem duas obras inseridas na premiação. A publicação “Peixes Teleósteos da Costa Norte do Brasil” venceu o prêmio na categoria Ciências Naturais e Matemáticas. Já o livro “A Expedição do Guaporé (1933-1935): Cadernos de campo, Publicações e Acervo”, de Emil Heinrich Snethlage, recebeu duas menções honrosas nas categorias Projeto Gráfico e Tradução.

Lançado pela editora do MPEG, o livro Peixes teleósteos da Costa Norte do Brasil” traz a riqueza de 787 espécies de peixes presentes na Costa Amazônica. Fruto da parceria do Museu Goeldi com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte (CEPNOR/ICMBio) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); é organizado por Alexandre Pires MarceniukRodrigo Antunes Caires, Alfredo Carvalho-Filho, Matheus Marcos RotundoWagner Cesar Rosa dos Santos e Alex Garcia Cavalleiro de Macedo Klautau.

A obra ‘A Expedição do Guaporé (1933-1935): Cadernos de Campo, Publicações e Acervo’, de Emil Heinrich Snethlage, organizada por Gleice Mere, Rotger M. Snethlage e Alhard-Mauritz Snethlage, ganhou menção honrosa nas categorias Tradução, de Gleice Mere, e em Projeto Gráfico, feita por Jamil Ghan.

Prêmios como esse são de grande valor para evidenciar a excelência da produção de conhecimento científico e acadêmico do país. Em seu discurso de abertura do prêmio, a presidente da ABEU, Rita Virginia Argollo, comenta que celebrar a qualidade dessas produções “no atual contexto histórico, econômico, político, social e ambiental é reconhecer o valor e o poder das nossas instituições de ensino, pesquisa e extensão. É compreender o potencial de transformação que cada uma delas oferece”, ressalta.

Premiação – A 8ª edição do prêmio ABEU 2022, ocorreu em uma cerimônia presencial no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo. Um evento que reuniu representantes da comunidade científica de várias regiões do país, representando um impulso para continuidade de pesquisas acadêmicas.

Em cada categoria, um livro foi classificado como 1º, 2º e 3º lugar, além das menções honrosas. Ao total, oito categorias foram premiadas na noite: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Projeto Gráfico; e Tradução.

Texto: Kauanny Cohen, com informações da ABEU

Relação de todos os premiados disponível em: Museu Goeldi vence Prêmio ABEU 2022 — Português (Brasil) (www.gov.br) 

PUBLICADO POR: MUSEU GOELDI 

Pesquisador do Museu Goeldi lança livro infantil — Português (Brasil) (www.gov.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *