Acontece o 18º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia

Postada em: Instituto Mamiraua

O 18º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (18º SIMCON) aconteceu, entre os dias 4 e 7 de outubro, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em Tefé, Amazonas.

O evento contou com mais de 200 inscritos e cerca de 200 participantes que se dividiram entre ouvintes, apresentadores, participantes de minicursos e palestrantes. Entre os trabalhos, foram 43 pôsters, 22 apresentações orais, 3 mesas-redondas e 4 palestras magnas.

Para Rafael Magalhães Rabelo, pesquisador titular e coordenador de pesquisa e monitoramento do instituto, responsável pela organização do evento junto à comissão organizadora, o grande diferencial deste ano foi a volta ao modelo presencial. “O evento estava há dois anos sem acontecer presencialmente. Em 2020, não foi possível por conta da pandemia e em 2021, realizamos o simpósio em modo virtual. Neste ano, ele retornou ao formato presencial, mas aconteceu em um período que não é o tradicional.”

Rafael conta que, devido à pandemia, foi desafiador conciliar as datas e os participantes. “Foi um desafio e uma grande satisfação ter o SIMCON retornando no formato presencial. Para o próximo ano, esperamos que o evento aconteça em sua data original, no início de julho”.

Bianca Darski Silva, membro da comissão organizadora da edição de 2022, afirma que o encontro foi emocionante. “Nada substitui um encontro presencial. Tenho certeza de que os laços foram reforçados e novas parcerias foram feitas. Tivemos presentes participantes de diferentes instituições, incluindo pessoas que estavam visitando o Instituto Mamirauá pela primeira vez. Sinto muito orgulho de ver o encantamento nos olhos de todas e todos ao conhecerem o nosso trabalho e a sede do Instituto”.

Confira abaixo os nomes dos ganhadores do concurso de fotografias do SIMCON 2022:

Biodiversidade
1º lugar: Marcos Brito

2º lugar: Daniele Barcelos

Paisagem
1º lugar: Rafael Garraffa

2º lugar: Maurício Abib

Retratos Humanos
1º lugar: Daniele Barcelos
2º lugar: Debora Araujo

 

Os ganhadores das apresentações de trabalhos:

ÁREA TEMÁTICA: Ciências Exatas, da Terra, Engenharias e Tecnologias
PÔSTER: Laboratório de águas na Amazônia: realidade e demandas de análises — Maria Cecilia Rosinski Gomes
APRESENTAÇÃO ORAL: Núcleo Temático de Estudos Aplicados às questões hídricas do bioma Amazônia: levantamentos de experiências exitosas, tecnologias e instituições relacionadas ao saneamento na Amazônia — Isabel Campos Salles Figueiredo

ÁREA TEMÁTICA: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde
PÔSTER: Diferenças edáficas entre florestas de várzea alta e baixa na Amazônia central — Darlene Gris
APRESENTAÇÃO ORAL: O potencial de utilização do aplicativo ICtio para o monitoramento do desembarque pesqueiro — Bianca Darski

ÁREA TEMÁTICA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
PÔSTER: O tempo vivido das materialidades no Médio Solimões — Karina Nymara Brito Ribeiro
APRESENTAÇÃO ORAL: Transferência de uma tecnologia social para a prestação de serviço público essencial: o caso do Sistema de abastecimento de água com energia solar — Luiz Francisco Loureiro

Texto: Bernardo Oliveira – PUBLICADO POR: INSTITUTO MAMIRAUÁ – Acontece o 18º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (mamiraua.org.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: