Programa Recados reúne depoimentos sobre o Festival da Cultura e Música Indígena do Eware

Nona edição do evento reuniu indígenas e padres para discutir sobre ecologia e os riscos que as comunidades enfrentam.

Foto postada em: EBC Rádios

O Festival da Cultura e Música Indígena do Eware (FIE) terminou neste sábado (9) após cinco dias de debates, eventos e apresentações musicais organizadas em volta do tema: “O Grito pela Ecologia”.

O programa Recados acompanhou o evento e reuniu uma série de depoimentos de participantes do evento. Ouça alguns deles:

A responsável pelo bairro de Francisco da comunidade indígena de Belém do Solimões, Adelina Fidelis, explica que a apresentação cultural do seu grupo trouxe para a arena a simbologia de vários pássaros da região do Alto Solimões. A equipe foi contemplada com o terceiro lugar na disputa musical.

Já o representante da comunidade de Umariaçu 1 de Tabatinga conquistou o o segundo lugar na competição. Itamar Neco, responsável pelos 63  participantes, conta que o grupo entrou na arena representando a mãe natureza e sua agonia frente à poluição dos rios amazônicos. O grupo chega ao quarto ano de participação no festival.

Por sua vez, o integrante da Pastoral Social  Ecológica, padre Carlos Silva, aproveitou o evento para falar dar algumas dicas sobre os cuidados que devemos ter com a floresta.

O Frei Paolo Braghini, fundador do festival, agradeceu aos participantes que, desta vez, foi organizada pela Associação de Desenvolvimento Artístico e Cultural da Aldeia Indígena de Belém do Solimões (Adacaibs) e pela Associação de Mulheres Indígenas (Mapana).

Leia também: 
Programa Recados reúne depoimentos sobre o Festival da Cultura e Música Indígena do Eware | EBC Rádios

Comunidade de Belém do Solimões foi campeão do Festival da Cultura e Música Indígena do Eware | EBC Rádios  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: