Acervo digital de fotos da etnia Ticuna está disponível no site do MAST

Um pouco da história da etnia Ticuna pode ser vista por meio do acervo digital de fotos que está disponível no site do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Atualmente, a coleção conta com 386 itens, apresentando aspectos como indumentárias e instrumentos cerimoniais da comunidade.

Foto postada em: FUNAI

Com uma população de aproximadamente 56 mil pessoas, os Ticuna se espalham na fronteira tríplice entre Peru, Brasil e Colômbia, mantendo sua língua materna e suas tradições.

O acervo tem o objetivo de reunir, de forma sistematizada, informações sobre os objetos Ticuna pertencentes a coleções museológicas de instituições nacionais e internacionais, disponibilizando a pesquisadores e demais interessados o acesso a esses acervos.

A coleção conta com imagens de objetos dos seguintes museus: Magüta (primeiro museu indígena do Brasil, dedicado aos Tikuna), Museu Nacional, Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu do Estado de Pernambuco, Museu Etnográfico do Banco da República da Colômbia, Museu de Etnologia de Berlim e Museu de Etnologia de Viena.

Confira: http://www.mast.br/ticuna

Assessoria de Comunicação / FUNAI   / com informações do MAST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *