ACNUR e prefeitura de Normandia levam luz para indígenas isolados em Roraima

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) entregou 580 lâmpadas solares, 850 lonas de polietileno e 2.400 fardos de fraldas para famílias da Normandia, no norte de Roraima, com o apoio da prefeitura do município.

Comunidades indígenas isoladas receberam lâmpadas do ACNUR com apoio da prefeitura de Normandia – Foto: © Camila Ignacio Geraldo/ACNUR

A doação ajudou mais de 4 mil pessoas afetadas pelas chuvas que romperam estradas, devastaram roças e destruíram residências na região no fim de 2021.

A distribuição dos itens doados começou em 30 de dezembro de 2021  em áreas indígenas de difícil acesso, como as comunidades de Sucubeira, Canaã, Japó, Matirí, Cachoeirinha e Angical.

O município de Normandia possui mais de 100 comunidades indígenas da etnia Macuxi, muitas delas em territórios inalcançáveis por veículos terrestres.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) entregou 580 lâmpadas solares, 850 lonas de polietileno e 2.400 fardos de fraldas para famílias da Normandia, no norte de Roraima, com o apoio da prefeitura do município. A doação ajudou mais de 4 mil pessoas afetadas pelas chuvas que romperam estradas, devastaram roças e destruíram residências na região no fim de 2021.

A distribuição dos itens doados começou em 30 de dezembro de 2021  em áreas indígenas de difícil acesso, como as comunidades de Sucubeira, Canaã, Japó, Matirí, Cachoeirinha e Angical. O município de Normandia possui mais de 100 comunidades indígenas da etnia Macuxi, muitas delas em territórios inalcançáveis por veículos terrestres.

Para realizar as entregas, a prefeitura de Normandia e a Defesa Civil disponibilizaram quatro carros e profissionais para suporte. Líderes de comunidades onde o acesso acontece unicamente por caminhada ou animais ajudaram no transporte dos materiais.

“A parceria com a prefeitura de Normandia é essencial para alcançarmos a comunidade brasileira que acolhe e integra pessoas refugiadas e migrantes em Roraima e que também precisa de apoio. Sabemos que, em momentos de emergência, como as fortes chuvas de aconteceram no município, famílias brasileiras e venezuelanas são afetadas. Nossa distribuição irá atender aos dois grupos”, explicou a oficial de Relações Institucionais do ACNUR, Thais Menezes.

No total, a doação ao município somou mais de 215 mil fraldas, que serão entregues a todas as gestantes e lactantes em situação de vulnerabilidade registradas pela Secretaria de Assistência Social do Município. As lâmpadas solares são destinadas às comunidades indígenas que não possuem energia elétrica e permitem iluminar e carregar aparelhos pequenos, como celulares.

Estamos acompanhando de perto e prestando o apoio necessário às famílias refugiadas e brasileiras. As doações do ACNUR vieram em um excelente momento, considerando as dificuldades que enfrentamos para atender os munícipes, incluindo as comunidades indígenas, no cenário de fortes chuvas”relata o prefeito, Dr. Raposo.

Atualmente, a cidade acolhe cerca de 60 famílias que saíram da Venezuela em busca de refúgio.

A ação foi possível graças às doações feitas ao ACNUR sem destinação específica, como as do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que permitem uma maior flexibilidade para o uso de recursos.

“O ACNUR, em suas atividades de proteção, inclui o apoio às comunidades de acolhida. A parceria para doação desses itens deriva do reconhecimento dos esforços que a população local e instituições públicas têm empreendido para responder às necessidades de todas as pessoas que se encontram em seu território”, explica Thais Menezes.

PUBLICADO POR:    ONU – NAÇÕES UNIDAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *