Rio Branco em cota de inundação em Roraima

O rio Branco e seus afluentes, em Roraima, registram nesta sexta-feira, (11/06), cota de inundação em Boa Vista e Caracaraí.

Em Caracaraí e Boa Vista a previsão é de estabilização para as próximas horas – Postada em: CPRM

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), a tendência, depois de duas semanas de elevação dos níveis, é de estabilização. Hoje, a equipe de monitoramento da CPRM registrou moradores ilhados e até dois cachorros, que precisaram ser resgatados em Boa Vista. No estado, algumas comunidades ficaram isoladas em Caracaraí.

O patamar de inundação foi atingido na tarde de domingo (6) na estação de Caracaraí, ao superar a marca de 9 metros. Em Boa Vista, o rio entrou em cota de alerta na terça-feira (8) quando subiu acima de 8,50m, depois de receber chuvas acima da climatologia ao longo da semana passada.

No Boletim publicado em 25 de maio, o SGB-CPRM já havia alertado que a bacia poderia ultrapassar as cotas de atenção, alerta e inundação, considerando que a maioria dos rios já apresentava níveis muito altos para o período do ano e que havia previsões de fortes chuvas sobre a bacia.

Os dados das estações fluviométricas são frequentemente atualizados em cprm.gov.br/sace/branco, assim como todos os boletins enviados. As informações dos boletins são baseadas em dados hidrológicos monitorados pelo SGB–CPRM no contexto da Rede Hidrometeorológica Nacional, de responsabilidade da Agência Nacional das Águas e  Saneamento Básico (ANA), e coletadas também por institutos parceiros.

Janis Morais
Bettina Gehm

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM)
imprensa@cprm.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *