Carretas de oxigênio já estão em Manaus para abastecer os hospitais

160 mil metros cúbicos de oxigênio irão suprir a demanda da rede hospitalar da capital amazonense

Site Governamental – SECOM

Quatro dias após saírem de Porto Velho (RO) com 160 mil metros cúbicos de oxigênio destinados pelo Ministério da Saúde para suprir demanda da rede hospitalar de Manaus (AM), um comboio com seis carretas chegou à capital do Amazonas, no Porto da Ceasa, no início da tarde deste domingo (24). O comboio foi acompanhado por uma equipe e máquinas do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT) – órgão do Ministério da Infraestrutura. Uma das carretas, a sétima, sofreu danos durante o caminho e só chegará a Manaus à noite.

A carga se junta aos esforços do Ministério da Saúde para suprir a demanda da rede hospitalar do Estado. A pasta, por meio do Centro de Operação de Emergência, monitora, diariamente, o abastecimento de oxigênio na rede hospitalar de Manaus e auxilia no transporte do oxigênio que vem de outras cidades.

Em média, a produção de oxigênio diário está em 30.345 m³, e o volume adicional trazido de outras regiões é de 62.062 m³. O consumo médio da rede hospitalar, em Manaus, é de 80.000m³, o que exige esforço diário para manter os níveis de consumo, que aumentou em 300%.

A chegada dos 160.000m³ alivia, mas não resolve em definitivo o problema do abastecimento da rede hospitalar. É necessário conter os níveis de contágio por Covid-19, reduzindo as internações para que o consumo possa ir, gradativamente, voltando aos níveis anteriores. A equipe da pasta, instalada em Manaus, está atuando neste sentido, como apoio ao governo do Estado.

Hospitais e Unidades de Saúde estão recebendo o reforço de usinas de oxigênio que estão sendo montadas no Amazonas. Sete delas requisitadas pelo Ministério da Saúde de empresas brasileiras produtoras do gás e outras cinco doadas pelo Hospital Sírio Libanês, destinadas ao interior do Estado.

PUBLICADO EM:    MINISTÉRIO DA SAÚDE   

Nota da EcoAmazônia – A distância entre Porto Velho/RO e Manaus/AM é de, aproximadamente, 900 Km, mas as condições da BR-319, principalmente em períodos chuvosos, tornam a viagem bastante demorada e cheia de riscos

Trecho Porto Velho/RO a Manaus/AM – Google Maps

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *