MMA anuncia ampliação da força-tarefa para combate a incêndios na Amazônia Legal

Serão disponibilizadas mais 5 aeronaves com líquido de efeito retardante para conter as queimadas; MT será o primeiro destino.

Crédito: Adriano Gambarini

Nesta segunda-feira (03), o Ministério do Meio Ambiente anunciou, junto à bancada do Mato Grosso, ampliação da força-tarefa para combater os incêndios florestais na Amazônia Legal. Serão disponibilizados mais R$ 10 milhões para a contratação de mais 5 aeronaves Air Tractor durante o período de maior seca na região. A primeira ação será disponibilizada no Mato Grosso a partir da próxima semana.

Com a disponibilização das cinco aeronaves Air Tractor, será possível percorrer uma distância de 1037 Km, distância linear aproximada entre Brasília e Curitiba. Serão cerca de 1150 horas de voo com capacidade de pulverizar líquido com efeito retardante equivalente a 20 mil caixas d’água. “É uma ação extraordinária que vai ajudar muito o Brasil e principalmente o Mato Grosso”, disse o deputado federal, José Medeiros.

“Além da disponibilização das aeronaves, nós aumentamos e muito o número de brigadistas contratados pelo Ibama e ICMBio nesse período de seca. Nos últimos 5 anos, o aumento de brigadistas atuando no combate ao fogo foi de 50%. Nós estamos atuando em várias frentes para combater os incêndios florestais”, declarou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O calendário e local das operações será determinado a partir das requisições do Corpo de Bombeiros do Estado, além das já planejadas pelo PrevFogo.

Ascom MMA – (61) 2028-1227  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.