Forças Armadas intensificam ações contra ilícitos ambientais

Brasília (DF), 03/07/2020 – O Comando Conjunto Oeste, sediado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, coordenou, na quinta-feira (02), ações desempenhadas pelo 66º Batalhão de Infantaria Motorizado (66º BI Mtz). Os militares estabeleceram postos de bloqueio e de controle de estradas nos municípios de Palmarito, Corixa e Fortuna, em Mato Grosso. A ação, em parceria com agentes do Ibama e da Força Nacional de Segurança Pública, resultou na vistoria de 48 veículos, e de cinco madeireiras, e na inutilização de um caminhão, em Comodoro, no mesmo Estado.

No Comando Conjunto Amazônia, as inspeções ocorreram por meio da embarcação da Marinha NPaFlu, Roraima, que realizou inspeção naval no Rio Madeira, na região de Nova Olinda do Norte, Amazonas. O 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil também promoveu ações de fiscalização fluvial e ambiental nas regiões de Porto Velho, Candeias do Jamari e Guajará-Mirim, todos municípios de Rondônia, além de Boca do Acre e Humaitá, no Amazonas. Em Pacaraima, no Estado de Roraima, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva montou, por intermédio do 3º Pelotão Especial de Fronteira, postos de bloqueio e controle de estradas. No total, 160 viaturas e 81 embarcações foram vistoriadas, sendo apreendidas uma motosserra, 150 litros de gasolina e duas embarcações. Além disso, foram aplicadas três notificações de infração.

No Comando Conjunto Norte, sediado em Belém, no Pará, várias ações foram deflagradas. A Força Naval Componente inspecionou rios que passam pela capital, assim como no município de Polo Marajó. Em outra frente, a Capitania Fluvial de Santarém, em conjunto com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Terra Santa, no Pará, apoiou a fiscalização de duas madeireiras da região.

Eles apuraram denúncias quanto à derrubada ilegal de árvores às margens do rio Inhamundá. A equipe transportou os fiscais até o local, atuou na segurança deles e apoiou a inspeção e checagem da denúncia. Os agentes municipais constataram a derrubada ilegal de castanheiras. A ação resultou na revista de 13 embarcações, na apreensão de seis ferramentas e de uma embarcação, assim como a notificação de quatro madeireiras. Também foram aplicadas duas multas que somaram o valor de R$ 271.050,00.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 10 de junho, a GLO foi renovada até 10 de julho, por meio do decreto 10.394.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Por Tenente Fraga, com informações dos Comandos Conjuntos
Fotos: Divulgação Forças Armadas

Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação.

Saiba mais:

Ministro da Defesa acompanha atendimento aos brasileiros no extremo norte do País
Comandos Conjuntos apoiam fiscalizações para coibir delitos ambientais
Forças Armadas intensificam ações em aldeias indígenas e em postos de controle rodoviário

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Alexandre Manfrim

Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *