RR – SEAPA | Sodiur trabalha na elaboração de planejamento estratégico para desenvolvimento de comunidades indígenas

A nova diretoria da Sodiur (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima) iniciou a elaboração de um planejamento estratégico para o desenvolvimento das comunidades indígenas que compõem a entidade. Para isso, eles buscaram o apoio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que auxiliou na construção do documento que define metas, objetivos e visão.

Com metas de desenvolvimento traçadas, a Sodiur visa fortalecer as comunidades indígenas, tornando-as cada vez mais independentes
Com metas de desenvolvimento traçadas, a Sodiur visa fortalecer as comunidades indígenas, tornando-as cada vez mais independentes Ascom/Seapa

A presidente da Sodiur, Irisnaide Silva, afirmou que nunca antes na história da entidade, que já está em atividade há 26 anos, foi feito um planejamento para o desenvolvimento das comunidades indígenas. “A elaboração desse planejamento nos trará benefícios futuros, pois trabalhando ele agora, iremos colher bons frutos lá na frente”, declarou.

O planejamento visa fomentar a produção nas comunidades indígenas, alcançando um desenvolvimento de forma sustentável. “Ele abrange agricultura, pecuária e outras atividades que vão movimentar a economia e gerar renda. Além disso, o plano também trabalha a valorização cultural indígena”, disse.

Os objetivos são divididos em cinco setores bases. São eles: ação setorial; defesa de interesses; prestação de serviços; finanças e pessoas. O titular da Seapa, Emerson Baú, afirmou que, seguindo o planejamento traçado, as comunidades podem esperar resultados em médio prazo.

“A nova diretoria da Sodiur está fazendo um trabalho preocupada com uma visão de futuro e quer se estruturar para isso. Estão, construindo as definições estratégicas a serem trabalhadas em termos de definição de visão e objetivos, foi onde eles conseguiram colocar de forma estruturada qual a razão de ser da entidade e onde eles podem atuar”, pontuou Baú.

O secretário frisou ainda que a agricultura é à base das atividades que podem proporcionar o desenvolvimento de forma efetiva. “A Sodiur defende que as comunidades indígenas se tornem independentes por meio da produção agrícola, onde elas consigam gerar renda e qualidade de vida para os indígenas daquelas comunidades”, declarou o titular da Seapa.

Escrito por ISAQUE SANTIAGO

FONTE: Governo de Roraima

VER MAIS EM:   http://www.rr.gov.br/index.php/component/k2/item/929-sodiur-trabalha-na-elaboracao-de-planejamento-estrategico-para-desenvolvimento-de-comunidades-indígenas   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: