Militares do Exército Brasileiro acabam com focos de incêndio em Altamira, Itaituba e regiões adjacentes

Em 27 de agosto, no contexto da Operação Verde Brasil, militares do Exército Brasileiro apagaram focos de incêndio localizados em Altamira, Itaituba e regiões adjacentes, no estado do Pará. As ações ocorreram em conjunto com agências governamentais dos níveis federal e estaduais.

FONTE: CMN

A Operação Verde Brasil, do Ministério da Defesa, foi deflagrada após a publicação do Decreto Presidencial número 9.985, de 23 de agosto de 2019, que determina o emprego das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem e para ações subsidiárias, com validade até o dia 24 de setembro de 2019.

De acordo com o documento, os militares das Forças Armadas podem ser empregados em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais e levantamento e combate a focos de incêndio que eventualmente ocorram em áreas de fronteira, em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos Estados da Amazônia Legal que requererem.

Apoio logístico

No dia 28 de agosto, a aeronave UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil, realizou sobrevoo nas áreas indígenas de Trincheira e Bacajá com representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Exército Brasileiro e da Força Nacional de Segurança Pública. O objetivo foi a identificação de focos de incêndio e atividades ambientais ilegais.

Já uma aeronave da Força Aérea Brasileira auxiliou no transporte de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará para Altamira e Itaituba, a fim de reforçar a formação de equipes que serão integradas às Forças Armadas na Operação.

Fonte: CMN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *