Altamira se prepara para a III Feira dos Povos do Médio Xingu neste fim de semana

Rodas de conversa, música, dança, pinturas indígenas, exposição e venda de artesanato confeccionado pelos povos Xipaya, Kuruaya, Juruna, Arara, Araweté, Assurini, Xikrin, Kayapó, Parakanã e pelos moradores de Reservas Extrativistas vão colorir as margens do Xingu no próximo fim de semana (3 e 4 de agosto), na cidade de Altamira-PA.

Edição anterior da Feira dos Povos do Médio Xingu. Foto: Evair Almeida – Postada em: FUNAI

A III Feira dos Povos do Médio Xingu, protagonizada pelos expositores e idealizada pela Funai, com parceria de organizações governamentais e não-governamentais, trará à cidade a riqueza cultural das comunidades indígenas e extrativistas da região.

A ideia é promover a interação entre povos tradicionais e possibilitar o acesso da comunidade urbana da região aos tesouros desenvolvidos em meio à floresta: tudo a partir de uma proposta de fortalecimento cultural, valorização das tradições e criação de uma rede de comunicação, respeito e solidariedade.

Enquanto a Feira movimenta a Concha Acústica do Cais, o auditório da Coordenação Regional da Funai dá espaço às rodas de conversa sobre a influência da certificação na valorização dos produtos da floresta e a gestão de resíduos sólidos nas terras indígenas e unidades de conservação da região do Médio Xingu.

Confira a programação!

Exposições e atividades culturais
Local: Concha Acústica do Cais
Data: 03 e 04 de agosto
Horário: Das 9h às 17h

Rodas de Conversa
Local: Auditório Afonso Alves da Cruz – Coordenação Regional Centro-Leste do Pará/FUNAI
Data: 04 de agosto
Horário:
10h às 12h (Roda de Conversa Valorização dos Produtos da Floresta através da Certificação)
14h às 16h (Roda de Conversa Gestão de Resíduos Sólidos nas Terras Indígenas e Unidades de Conservação da Região do Médio Xingu)
Contato: (93) 3515-4026. Ramal 202 (Falar com Renata)

FONTE: FUNAI – Altamira se prepara para a III Feira dos Povos do Médio Xingu neste fim de semana — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)