Workshop de Tecnologia Social do Inpa discute multi-incubação e experiências comunitárias

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) realizará nos dias 13 e 14 de agosto o VIII Workshop de Tecnologia Social, que busca socializar informações sobre produtos e técnicas desenvolvidos a partir da interação entre ciência e sociedade e são utilizados para resolver desafios sociais como acesso à água potável, alimentação e renda. Organizado pela Coordenação de Tecnologia Social (Cotes), o tradicional evento é gratuito e aberto ao público.

Para este ano o tema escolhido é Multi-incubação e Desenvolvimento de Produtos, Experiências e Negócios Comunitários. A proposta é discutir as experiências e possibilidades de se associar, em ambientes de incubação, empresas mais convencionais com empreendimentos solidários que operam movidos por lógicas de partição de benefícios e processos decisórios coletivos.

“De um lado, o evento contará com pesquisadores de peso debatendo as questões a partir da ótica da pesquisa na área interdisciplinar em questão. De outro lado, haverá uma série de exposições de experiências na região amazônica apresentando os desafios e indicando caminhos para o desenvolvimento da área”, adianta a coordenadora da Cotes e do evento, a psicóloga com doutorado em saúde pública Denise Gutierrez.

O Workshop será realizado no Bosque da Ciência, localizado na Rua Bem-vi, s/nº, bairro Petrópolis Manaus. É voltado para estudantes de diversos níveis, membros de ONGs, gestores públicos, pesquisadores, professores, líderes comunitários, produtores rurais e interessados.

Para se inscrever, basta acessar https://doity.com.br/viii-workshop-de-tecnologia-social-cotesinpa. A organização emitirá certificado de participação aos inscritos com presença registrada nos dois dias do evento.

Palestras, oficinas e minicursos serão realizados no evento também por parceiros do Inpa, Embrapa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O evento conta ainda com o apoio do projeto Implantação de Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia (IUDAA), projeto do Inpa patrocinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) voltada para a produção de alimentos nas áreas de piscicultura e plantios agroflorestais.

Programação

A solenidade de abertura será no dia 13 de agosto, das 8h30 às 9h, seguida da Conferência de Abertura com a Coordenadora da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação e da Escola de Empreendedorismo do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB), Sonia Marise Salles Carvalho. A conferencista apresentará sua experiência com a Multi-incubação e Desenvolvimento de Produtos: Experiências de Negócios Comunitários, dando destaque às boas práticas de metodologias de incubação.

Outro palestrante será o diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ), Felipe Addor, que falará sobre a fundamentação teórica ligada à questão da Tecnologia e Desenvolvimento Social Solidário, as lógicas subjacentes a essa proposta ético-política de olhar para as comunidades, suas demandas e capacidade criativo-organizacional. Addor é organizador de vários livros de tecnologia social e incubação, e na oportunidade fará apresentação de três obras lançadas por ele e parceiros em 2018.

Experiências

Atividades do IUDAA serão algumas das iniciativas que serão apresentadas no evento. O professor Ananias Cruz falará sobre o Manejo fitossanitário alternativo em cultivos de agricultores familiares do Alto Solimões e a colaboradora Sanny Maria Porto (Ufam/Inpa) mostrará ações do projeto associadas à Sanidade Aquícola.

O pesquisador do Inpa Johannes Leeuwen, por exemplo, terá participação em duas atividades, em dias diferentes. Uma será sobre Métodos de Pesquisa Participativa e seu uso na identificação e aperfeiçoamento de opções agroflorestais e a outra se trata de Melhorar a Meliponicultura Cabocla com boas técnicas.

Já o pesquisador da Embrapa-Amapá, Marcelino Carneiro Guedes, apresentará uma experiência desenvolvida na Ilha das Cinzas, que se constitui como uma comunidade de referência para desenvolvimento de tecnologias sociais no estuário do Rio Amazonas, e outras inovações sociais derivadas da pesquisa. Guedes desenvolve trabalhos com ênfase em solos florestais e utilização de resíduos, atuando principalmente em temas de recuperação de áreas degradadas, utilização de lodo de esgoto, saneamento ambiental e ciclagem de nutrientes.

Da Redação – Inpa

Banner: Lailla Pontes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *