MPF no Maranhão participa de reunião na Terra Indígena Krikati

Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão, por meio da Procuradoria da República no município de Imperatriz, participou de reunião na aldeia São José, localizada na Terra Indígena Krikati, na última quinta-feira (12).

O encontro contou com a presença de dezenas de indígenas, caciques e lideranças, além de representantes da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Maranhão e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Foram discutidos aspectos relacionados à proteção ambiental, à demarcação e à remoção da população não-indígena da terra.

A Terra Indígena Krikati já se encontra formalmente demarcada, por decreto presidencial, desde 2004. Segundo o procurador da República Jorge Mauricio Klanovicz, “a validade da demarcação e os limites da área são tema já superado, não mais sujeito à discussão”. No entanto, a comunidade reivindica que sejam adotadas medidas para cessar a exploração irregular em algumas áreas.

A remoção da população não-indígena que vive na terra, que corresponde a mais de 200 famílias, devidamente identificadas em trabalho de constatação judicial realizado em 2017, ainda se encontra pendente. O tema é objeto de processos judiciais que tramitam na Justiça Federal de Imperatriz, nos quais se busca uma solução consensual.

Quanto à exploração irregular das terras, em decisão proferida em 2017, a Justiça determinou que “até a solução do litígio, a exploração da área deve se limitar ao cultivo que já ocorre tradicionalmente, ficando vedadas quaisquer ampliações de culturas e danos à fauna ou à flora nativas, sob pena de responsabilização criminal dos agentes”. Além disso, “quaisquer novas invasões posteriores a esta decisão deverão ser prontamente comunicadas ao juízo e poderão ser objeto de tutela judicial específica para imediata desocupação”.

Foi a quinta vez que o procurador Jorge Mauricio Klanovicz visitou a Terra Indígena Krikati.

O Ministério Público Federal tem desenvolvido também outros trabalhos que envolvem direitos do povo Krikati, como ações sobre impactos causados pela rodovia MA-280 e por linhas de transmissão de energia da Cemar.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Maranhão
Tel.: (98) 3213-7161
E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br
Twitter:@MPF_MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *