Ciclo de Palestras debaterá educação indígena

A 7.ª edição do Ciclo de Palestras Acadêmicas, que ocorrerá no período de 24 a 26 de abril, no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), traz como tema “Educação indígena: diálogos interculturais”.

Organizado pela Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Dipesp), o evento tem como principais objetivos promover reflexões e debates sobre o lugar das ciências naturais na educação escolar indígena, criar espaços de interações entre pesquisadores, docentes e estudantes interessados na educação escolar indígena e socializar resultados de pesquisas sobre pedagogia indígena e currículo intercultural, além de produzir conhecimentos com base nas discussões promovidas no encontro.

As seis mesas-redondas do evento discutirão diversos assuntos relacionados ao contexto educacional indígena, entre eles o papel das instituições de ensino superior (IES) na educação indígena de Roraima, a formação de professores indígenas, o etnoconhecimento: diálogos entre ciência e saberes locais, e outros temas relacionados.

Para a coordenadora de Pesquisa do CBV, professora Saula Leite Oliveira, o ciclo visa, sobretudo, promover espaços de discussões sobre a educação indígena. “Busca-se, com esse evento, criar espaços de discussão e troca de experiências entre pesquisadores do campo da educação indígena, professores da educação básica e da superior, acadêmicos e pessoas da comunidade em geral, tendo como base os seguintes temas: educação escolar indígena, educação em ciências, currículo intercultural, etnoconhecimento e políticas de formação de professores indígenas”, disse.

Defesa de tese – O marco inicial do evento será a defesa pública da tese de doutorado em Educação em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec), de autoria da professora Ivone Mary Medeiros de Souza. A defesa ocorrerá no dia 24 de abril, a partir das 9 horas, na Comunidade Indígena Canauanim, um fato inédito para o IFRR. “A realização da defesa de doutorado na Comunidade Canauanim é motivo de alegria para a Reamec. É uma forma de envolver aquela comunidade por meio do resultado dos nossos estudos. Nesse sentido, nós, da Reamec, agradecemos à comunidade a forma atenciosa como fomos recebidos. Queremos também agradecer ao IFRR o apoio para a realização da pesquisa”, disse a orientadora da tese de doutorado, professora Tânia Maria de Lima, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Parcerias – Para a realização do evento, o CBV conta com o apoio da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e do Programa Reamec. “O Ciclo de Palestras Acadêmicas, com o tema ‘Educação Indígena: diálogos interculturais’, como a própria denominação indica, será um momento de diálogos entre culturas, de respeito às diferenças e de aprendizado mútuo. Professores da educação superior estarão ao lado de professores indígenas da educação básica e de líderes indígenas para dialogar sobre as temáticas colocadas em pauta. Com certeza, o seminário será muito profícuo, porque poderemos aprender uns com os outros”, disse Tânia Maria.

Além dessas IES, o evento tem como parceiros a Organização dos Povos Indígenas de Roraima (Opirr) e a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed), por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica de Roraima (Ceforr), do Centro Regional de Educação Indígena Watuminpen Kaimenana’u Da’y, da região da Serra da Lua, do grupo gestor e de professores da Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete e dos demais líderes da Comunidade Canauanim.

Inscreva-se aqui: http://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista

 

FONTE: IFRR – http://boavista.ifrr.edu.br/noticias/ciclo-de-palestras-debatera-educacao-indigena

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *