Aquífero Alter do Chão

O Aquífero Alter do Chão, desde 2010, é considerado o maior aquífero do mundo em volume de água disponível, configurando-se como uma importante reserva natural.   

O Aquífero integra os recursos hídricos da Amazônia.

Um aquífero é um reservatório de água situado em regiões que apresentam solos e rochas permeáveis o suficiente para permitir a penetração, armazenamento e circulação interna da água advinda da superfície. A água é filtrada enquanto passa pelos poros existentes no relevo, o que permite a formação de nascentes, lençóis freáticos, rios e recursos hídricos com grande quantidade de água potável. Por isso, os aquíferos possuem grande relevância ambiental.

aquífero Alter do Chão é um exemplo desse tipo de forma natural. Ele está localizado em uma parte da região amazônica, mais precisamente em partes do Pará, do Amazonas e também em um pequeno trecho do Amapá, conforme podemos verificar no mapa a seguir:

Mapa de localização do Aquífero Alter do Chão, na região Norte do Brasil

Mapa de localização do Aquífero Alter do Chão, na região Norte do Brasil

A existência de um aquífero na Amazônia sempre foi de conhecimento dos estudiosos em Ciências da Terra, mas, em 2010, descobriu-se que suas reservas poderiam ser muito maiores do que se imaginava anteriormente. O seu volume estimado é de 86,4 mil km³ de água, o suficiente para garantir a liderança mundial em reservas hídricas, superando com mais que o dobro de quantidade o Aquífero Guarani, o segundo colocado, com 37 mil km³, embora a área de ocupação desse último seja bem superior.

O aquífero da Amazônia é do tipo misto, isto é, com características de dois tipos diferentes: uma parte superior do aquífero livre de 50 metros de profundidade e uma parte inferior do aquífero confinada em 430 metros, segundo dados do CPRM (Serviço Geológico Nacional). As rochas da região são do tipo sedimentar, predominantemente compostas por argilito e arenito, o que permite uma maior acessibilidade aos poços de água, haja vista que tais formações não dificultam a perfuração.

Ao todo, o aquífero Alter do Chão ocupa uma área de 437,5 mil km². Várias cidades da região Norte utilizam-se das reservas de água disponibilizadas, incluindo Manaus, que conta com 40% de seu abastecimento oriundo desse aquífero. É em Manaus, no entanto, que ocorre também a maior parte da contaminação dos solos dessa reserva, graças a problemas no que diz respeito ao tratamento da água e ao saneamento ambiental. O crescimento da atividade agropecuária na região Norte também poderá representar uma ameaça, caso sejam empregadas grandes quantidades de defensivos agrícolas.

A manutenção e sustentabilidade do aquífero Alter do Chão na Amazônia também perpassa pela conservação da floresta. Isso porque boa parte de seu abastecimento vem da grande quantidade de chuvas existentes na região, o que ajuda a explicar o grande volume de água mesmo em uma área menor que a do Aquífero Guarani. Essa elevada pluviosidade é gerada pela umidade intensa produzida pela própria Floresta Amazônica, que, por sua vez, utiliza-se dos recursos hídricos para a realização da evapotranspiração, com o “bombeamento” da água dos solos para a atmosfera, o que se relaciona também com os Rios Voadores.

Por esse motivo, entende-se que há uma necessidade de ações por parte de todas as esferas do poder público no sentido de garantir a manutenção dos espaços naturais nas regiões da Floresta Amazônica, sobretudo na área do referido aquífero. Afinal, uma ampliação do desmatamento colocaria em risco a disponibilidade de um importantíssimo recurso hídrico, que, se devidamente explorado, poderá perpetuar-se para as próximas gerações.

Por Me. Rodolfo Alves Pena

PENA, Rodolfo F. Alves. “Aquífero Alter do Chão”; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aquifero-alter-chao.htm>. Acesso em 06 de dezembro de 2018.

VER TAMBÉM:

Aquífero Alter do Chão é a maior reserva de água descoberta até o momento

Por Marcelo Villela

Acesse aqui para ver o vídeo

http://noticiasmineracao.mining.com/2018/12/04/aquifero-alter-do-chao-e-a-maior-reserva-de-agua-descoberta-ate-o-momento/   

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.