Governo lança novo portal de agroecologia

O governo federal, por meio da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), lançou, nesta quarta-feira (31/05), o Portal da Agroecologia, uma página virtual que reúne informações sobre o tema. O evento ocorreu durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017-2020, no Palácio do Planalto, em Brasília.  

O site é uma ferramenta de monitoramento das iniciativas do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) e de sistematização das ações de governo voltadas à promoção da produção agroecológica, orgânica e de fitoterápicos. Ao todo, são 194 iniciativas, distribuídas em 30 metas e organizadas a partir de seis eixos estratégicos: produção; uso e conservação de recursos naturais; conhecimento; comercialização e consumo; terra e território e sociobiodiversidade.

Segundo a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente, Juliana Simões, o portal é mais um meio para dar transparência e visibilidade aos resultados da Planapo. “Trata-se de em espaço para divulgar iniciativas exitosas, eventos, práticas e saberes que ajudem na transição agroecológica”, explicou.

PLANO SAFRA

Durante o evento de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017-2020, o presidente Michel Temer anunciou que o investimento do plano anterior, de R$ 30 bilhões, será mantido. Além disso, o presidente assinou dois decretos: o de regulamentação de créditos para a reforma agrária e de regulamentação da Lei da Agricultura Familiar, que institui o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) com o objetivo de identificar os agricultores que podem acessar as políticas de incentivo à produção agrícola familiar.

GRUPO

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa do grupo responsável pela execução do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), formado por 16 órgãos e entidades do governo federal. São eles: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov/PR), Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade  (ICMBio), Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *