Rio Tocantins chega ao nível mais baixo dos dois últimos meses

Na região de Tocantínia e Miracema do Tocantins a seca e a falta de chuva tem causado ilhas no leito do Rio Tocantins.

Do início de abril até agora, o Rio Tocantins sofreu uma vazão de mais de 80 centímetros, caindo de 1.20m para 43cm , nessa quinta-feira(9), de acordo com o Sistema de Monitoramento Hidrológico da Agência Nacional de Águas.

Em alguns trechos do leito, na região dos municípios de Tocantínia e Miracema do Tocantins, é possível ver grandes bancos de areia.

O meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins, José Luís Cabral, afirma que a seca e a falta de chuva têm contribuído para o quadro.

A atuação do fenômeno El Niño está em fase enfraquecimento; a previsão de término é em meados de julho e agosto. Com o fim, os padrões meteorológicos da região devem ser reestabelecidos.

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou, em nota, que as vazões das três hidrelétricas instaladas no rio estão dentro dos padrões estabelecidos. E ressalta que a situação atual do Rio Tocantins se deve à estiagem e não à operação das hidrelétricas da região.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta sexta-feira(10):
– Rondônia tem o terceiro maior índice de trabalho infantil do país;
– Dez pessoas são denunciadas por envolvimento em esquema de venda de casas populares no Acre.

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.

FONTE: EBC