Funai envia R$ 461 mil para combate a incêndio na Terra Indígena Araribóia (MA)

387
Foto: Maria José Lopes Barros

Com o objetivo de combater o incêndio na Terra Indígena Araribóia, no interior do Maranhão, a Funai descentralizou, essa semana, recursos na ordem de R$ 461 mil reais para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A verba será utilizada para locação de aeronaves para combater o fogo. 

O incêndio, que já atinge a terra indígena há mais de um mês, ameaça as etnias Guajajara e Awá que vivem na região. Cerca de 136 hectares da terra indígena já foram queimados pelo o fogo, o que representa 36% da área total da reserva. Diante da proporção do incêndio, o governo estadual decretou estado de emergência. A representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, se reuniu com o presidente da Funai, João Pedro, no dia 5 de outubro para tratar da situação na região. 

A descentralização de recursos soma-se a outros diversos esforços da Funai que já vêm sendo realizados na região, a fim de combater o incêndio. A Fundação tem prestado apoio logístico à operação, auxiliando no fornecimento de alimentação aos efetivos envolvidos no combate, no transportes de materiais e pessoas, bem como na articulação e acionamento dos órgãos envolvidos nas ações. A Funai também promove o diálogo com as comunidades indígenas com vistas a esclarecer acerca dos trabalhos da operação e promover o bom andamento da ação. 

Junto ao combate aéreo ao incêndio, ocorre um incremento do combate por via terrestre, com a aquisição de mais maquinário para a realização de aceiros. Essa ação consiste em uma técnica de raspagem do solo, atuando como uma barreira a fim de evitar a propagação do fogo. 

O Exército Brasileiro, o Ibama, o Corpo de Bombeiros e a Funai trabalham em parceria para conseguir garantir o controle do fogo e a segurança das comunidades indígenas que vivem na região.  

FONTE: FUNAI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *