Serra do Caburai – Extremo Norte do Brasil

 

Apesar dos equívocos da mídia global nacional que ainda insiste na expressão “do Oiapoque ao Chuí” para designar os pontos extremos norte-Sul do Brasil, começa a haver um consenso de que a Serra do Caburaí é o verdadeiro ponto setentrional do país. 

Já em 1931, o Capitão de Mar e Guerra Braz Dias de Aguiar, chefe da Comissão Demarcadora de Fronteiras – Setor Norte – 1a Divisão concluiu que o ponto extremo Norte do Brasil não era o Monte Roraima, mas sim a Serra do Caburaí (Cabutai-tepê na língua indígena local). Segundo o relatório desta mesma comissão, o divisor de águas representado pela Serra do Caburaí tem do lado brasileiro a nascente do Rio Uailã, distante 32 metros no rumo Sudeste do ponto extremo Norte do Brasil. Esta informação, que não é nova, mostra que este conceito deve ser revisto urgentemente pelos autores de nossos livros didáticos adotados nas escolas do Estado e em outras regiões do país que colocam a nascente do Rio Uailã como o ponto extremo Norte do país.

Expedições realizadas à região da Serra do Caburaí nos últimos anos tem gerado informações inverídicas e até fantasiosas divulgadas principalmente por jornalistas e fotógrafos que chamam para si a “descoberta” do ponto extremo do país, o que estaria modificando a Geografia brasileira. Existem também educadores mal informados declarando que somente a partir de 1 998, após expedição realizada à área é que os livros didáticos foram alterados pelo MEC, desconhecendo que diversos Atlas e livros didáticos de Geografia tem mostrado há décadas que o ponto extremo Norte do Brasil é a Serra do Caburaí em função de inúmeros trabalhos divulgados pelo IBGE a partir da década de 50.

O ponto extremo Norte do país foi materializado pela Comissão de Fronteiras em 1 931 através de um marco circundado por uma laje de concreto e identificado como BBG/11-A, com inscrições alusivas que dão as coordenadas: latitude 5º 12’ 19’’ 60 Norte e longitude 60º 12’ 43’’ 29 Oeste de Greenwich e altitude de 1 456 metros. As últimas expedições realizadas à área nunca encontraram o referido marco que se encontrava em bom estado na década de 70, conforme relatos de indígenas da aldeia Caracanã. O marco pode não ter sido localizado devido à inadequada utilização de equipamentos aferidos e não calibrados para o elipsóide adotado pela Comissão Demarcadora de Limites como também pela densa cobertura florestal da área. Outro ponto que carece de uma melhor análise é a afirmação de que o ponto extremo Norte é o Monte Caburaí, inclusive utilizada mor mim em trabalhos publicados, já que o divisor de águas onde está localizado o ponto extremo Norte pode não coincidir com o ponto de maior altitude da Serra do Caburaí, necessitando-se, portanto, uma nova verificação da Comissão de limites na área para dirimir esta dúvida.

Autor: Jaime de Agostinho ( * ) 
( * ) – Geógrafo, Doutor em Ciências pela USP
Professor da UFRR – Depto. Geociências.

Publicado na Folha de Boa Vista –13 / 6 / 2003
E Ciência Hoje – versão digital – 18 / 6 / 2003

VER MAIS EM:

http://luizcgavanski.blogspot.com.br/2012/06/serra-do-caburai-extremo-norte-do.html    

 

NOTA DA ECOAMAZÔNIA

O IBGE divulgou um vídeo sobre e extremo norte do Brasil : https://www.youtube.com/watch?v=EyPzFjoIJGg

 

 

One thought on “Serra do Caburai – Extremo Norte do Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.