RR – “Amigos do Rio” abre programação especial do Dia Mundial da Água

No momento em que a água é um dos temas mais comentados em várias regiões do País que vivem estiagens históricas, inclusive Roraima, o Dia Internacional da Água, comemorado neste domingo, dia 22, tem um significado especial. A mensagem transmitida pela programação idealizada pela Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), em parceria com a Caer (Companhia de Água e Esgoto de Roraima), propõe promover a conscientização ambiental e uso racional deste recurso, atendendo ao tema proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas) em alusão à data – ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’.  

A programação tem início no sábado, 21, com a realização do Projeto ‘Amigos do Rio Branco e Cauamé’, no Porto Marina Meu Caso, que acontece das 7h às 12h. A ação contará com apoio da Cipa (Companhia Independente de Polícia Ambiental), Eletrobrás, DPMA (Departamento de Polícia de Meio Ambiente), Vigiágua (Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), Corpo de Bombeiros, Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Associação dos Barqueiros e acadêmicos.

“Queremos mostrar à sociedade a importância dos nossos rios. Vivemos em uma região rica em recursos hídricos, mas é importante ter a consciência de que precisamos conservá-los”, reforça o diretor-presidente da Femarh, Rogério Campos.
O presidente da Caer, DanqueEsbell, adianta que “a intenção é de que essas ações sejam perenes ao longo do ano, já que é necessário disseminar essa consciência quanto ao uso racional da água para que se possa ter esse líquido precioso por longos anos”.

Palestras

“As crianças aprendem com mais facilidade e agilidade do que o adulto. O exemplo de uma atitude correta é muito mais forte e eles podem chamar a atenção dos pais para a conscientização”. Esse recado do presidente da Femarh é o motivador da programação realizada entre os dias 23 a 27 de março, com palestras realizadas pela Femarh e Caer em escolas de Boa Vista que integram também às comemorações alusivas à data.

História

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. A proposta é promover momentos de discussão sobre os diversos temas relacionados a este recurso natural. A cada ano é escolhido um tema para nortear essas discussões. Este ano será ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’.

Simone Cesário

FONTE: Roraima em Foco

http://www.roraimaemfoco.com/wp/2015/03/20/amigos-do-rio-abre-programacao-especial-do-dia-mundial-da-agua/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *