Guia reúne informações sobre linhas de financiamento para atividades florestais

Quem deseja obter informações de forma clara e objetiva sobre as principais linhas de financiamento para atividades florestais no país tem à disposição o Guia de Financiamento Florestal. A publicação eletrônica foi elaborada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

As 16 linhas de financiamento abordadas no Guia atendem um público amplo, como produtores rurais – pessoa física ou jurídica –, populações tradicionais, cooperativas, associações, fundações e empresas, inclusive pessoas jurídicas de direito público, como estados, municípios e Distrito Federal. “É importante que a informação chegue aos interessados para que os recursos disponíveis sejam acessados”, afirma o gerente de Capacitação e Fomento do SFB, João Paulo Sotero.

Com valores de referência para operações que vão de R$ 15 mil a R$ 10 milhões, as fontes provêm recursos para atividades em diversas áreas da atividade florestal. Entre elas estão manejo florestal e reflorestamento, certificação de viveiros, recuperação de passivos ambientais e plantio de espécies nativas com fins energéticos.

Fontes
O Guia está estruturado em quatro partes, conforme o tipo de linha de financiamento. Em cada uma delas, há informações sobre quem pode ser beneficiado, finalidade da linha, valor mínimo da operação, taxa de juros, prazos de reembolso e carência, garantias, abrangência e agente financeiro.

A primeira parte fala apenas dos fundos constitucionais, que são o FNE Verde; o FCO Programa ABC, que traz as modalidades Conservação da Natureza e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; o FNO Biodiversidade, nas modalidades Apoio a Empreendimentos Sustentáveis e Apoio à Regularização e Recuperação de Áreas de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente Degradadas; e o FNO Amazônia Sustentável.

Na segunda parte, há detalhes sobre as cinco modalidades do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf): Floresta, Agroecologia, ECO, Semiárido e Agroindústria. Além dessas linhas, o Guia traz informações sobre o BNDES Florestal e o BNDES – Apoio a Investimentos em Meio Ambiente, na terceira parte. Fechando o Guia, estão as informações sobre o Programa Fundo Clima, com o BNDES operando três linhas nos temas Energias Renováveis, Carvão Vegetal e Combate à Desertificação.

A primeira versão do Guia foi lançada em 2011. Desde então, o Serviço Florestal reedita a publicação eletrônica anualmente com dados atualizados, baseada no Manual do Crédito Rural, elaborado pelo Banco Central do Brasil. “Esse é um esforço do Serviço Florestal para manter atualizada e disponível a informação sobre as linhas de financiamento florestal existentes, assim como permitir uma análise objetiva dos gargalos e oportunidades para aqueles interessados em investir no setor”, avalia Claudia Azevedo-Ramos, Diretora de Fomento e Inclusão do SFB.

Confira aqui a edição de 2013.

FONTE : Serviço Florestal Brasileiro  – Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *