O projeto de construção da linha de transmissão de energia que partirá de Porto Velho, RO, até Araraquara, SP, teve o financiamento aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES e conta com a previsão do início das obras para o primeiro semestre de 2013.A empresa responsável pelo projeto, a Norte Brasil Transmissora de Energia, fechou o valor do financiamento em cerca de R$ 1 bilhão. O projeto das obras da linha de transmissão, que levará energia gerada da usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau de Rondônia à região Sudeste do país, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A linha terá aproximadamente dois mil quilômetros de extensão e cruzará cinco estados brasileiros. Mais de 45 mil toneladas de aço e 70 mil de alumínio serão utilizadas para construir cinco mil torres de transmissão.
A energia gerada pela hidrelétrica de Santo Antônio irá suprir 44 milhões de famílias brasileiras e, segundo o especialista em energia Rogério Marcos da Silva, o fornecimento deve assegurar e reforçar a energia elétrica em todo o país.