Amanhã começa período de defeso em Roraima

Quem tem o hábito de pescar nos rios e lagos de Roraima, deve tomar conhecimento sobre o período da piracema, época em que fica proibida a captura de algumas espécies de peixe em reprodução, em todos os rios e lagos do estado. A temporada, que corresponde a quatro meses, vai do dia 1° de março ao dia 30 de junho.  

De acordo com a Portaria n° 48, de 05 de novembro de 2007, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), durante o período do defeso, os pescadores amadores devidamente licenciados poderão pescar até cinco quilos de peixe mais um exemplar.  Para os moradores ribeirinhos, que praticam a pesca de forma artesanal e sem fins comerciais, poderão pescar até 10 quilos de peixe, por viagem, somente para subsistência. 

Ainda de acordo com a portaria, é proibido o uso de tralhas de pesca profissional durante todo o período da piracema. Quem for pego pela fiscalização pescando indevidamente pode ser penalizado.

 Segundo o superintendente federal da Pesca e Aquicultura de Roraima, Fábio Costa de Lima, é importante que seja respeitado o ciclo de reprodução das espécies. “O defeso é necessário para que os peixes se reproduzam e reponham o seu estoque, garantindo de forma sustentável, a continuação das espécies”, destacou.  

 No período da piracema os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação das espécies de peixes que vivem nas águas dos rios e lagoas. 

FONTE: http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=125121

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.