Região onde fazem divisa os Estados do Amazonas, Rondônia e Acre é o faroeste brasileiro, diz pastoral

regiao norte

A região onde fazem divisa os Estados do Amazonas, Rondônia e Acre se tornou um “faroeste brasileiro”, onde grileiros e pistoleiros se aproveitam da ausência estatal para agir impunemente, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra). É nessa área que o governo federal estuda criar uma Alap (Área sob Limitação Administrativa Provisória) após a morte de quatro lideranças agrárias na última semana.  

A situação é mais crítica no sul do município amazonense de Lábrea (880 km de Manaus). Desde 2006, quatro líderes de assentamentos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foram assassinados no local. Três ainda não tiveram o autor identificado. A localização geográfica dessa região da Amazônia, que fica próxima da fronteira brasileira com a Bolívia, também auxilia os criminosos a permanecer impunes. Outros dez líderes comunitários da região estão ameaçadas de morte.  “O sul de Lábrea se tornou um faroeste brasileiro. [Se] você denuncia, você é morto”, afirma Marta Cunha, coordenadora da CPT, órgão ligado à Igreja Católica.  

ESCOLTA

Mesmo o Ibama só realiza operações de fiscalização no sul de Lábrea acompanhado de escolta policial. O clima é de tensão também na sede do município. No ano passado, o órgão retirou duas analistas ambientais da cidade por causa de ameaças de políticos, madeireiros e grileiros. “Infelizmente vai ficar pior com o novo Código Florestal [que depende de aprovação do Senado] porque quem degradou vai ser anistiado. Nos resta uma sensação de impunidade, de que este é um país sem lei”, afirma Mário Lúcio Reis, superintendente do Ibama do Amazonas.

Situação semelhante é observada em Boca do Acre, também no sul amazonense. Fiscais do Ibama e do ICMBio encontram dificuldades para atuar na região, onde os maiores grileiros são políticos locais e até mesmo policiais, segundo fontes da CPT.

FONTE :  http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/regiao-onde-fazem-divisa-os-estados-do-amazonas-rondonia-e-acre-e-o-faroeste-brasileiro-diz-pastoral-,25998.shtml     

VER MAIS EM:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2011/05/923080-regiao-da-amazonia-e-o-faroeste-brasileiro-diz-pastoral.shtml  

http://diarionline.com.br/?s=noticia&id=30775

 

 

6 comentários em “Região onde fazem divisa os Estados do Amazonas, Rondônia e Acre é o faroeste brasileiro, diz pastoral”

    1. Se sua pergunta se refere aos países que fazem fronteira com o Brasil, temos

      Guiana Francesa – Com o Amapá e o Pará

      Suriname – Com o Pará

      República da Guiana – Com Roraima e com o Pará

      Venezuela – Com Roraima e com o Amazonas

      Colômbia – Com o Amazonas

      Peru – Com o Amazonas e com o Acre

      Bolívia – Com o Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

      Paraguai – Com o Mato Grosso do Sul e o Paraná

      Argentina – Com o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

      Uruguai – Rio Grande do Sul

      Um abraço

      Equipe Ecoamazônia

  1. nao gostei e orrivel nao tem tocantis e nem rondonia em vez de colocar todos nao so cola um pouco estou no 5 vou pro 6 e tenho 10 vou fazer 11 em novenbro tchu

    * A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos COMENTÁRIOS são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.

    Agradecemos seus comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.