Com chuvas intensas, estações do Rio Acre seguem acima da cota de inundação

Previsões geradas pelos Sistemas de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil estão disponíveis na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE)

Município de Assis Brasil foi um dos afetados pelas chuvas intensas (Foto: Assis Brasil/Ascom Prefeitura de Assis Brasil)

As chuvas intensas ocorridas no Acre impactam os rios da região. De acordo com o Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), nesta terça-feira (27), os níveis nas estações de Rio Branco, Xapuri e Brasiléia ficaram acima da cota de inundação. As informações e previsões geradas a partir da operação do Sistema de Alerta Hidrológico estão disponíveis na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE).

“A resposta hidrológica nessa bacia é muito rápida aos eventos de chuva”, explicou o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus do SGB, Andre Martinelli. Isso quer dizer que, durante as chuvas, os rios tendem a subir de nível muito rápido. Como as chuvas persistem na região, o nível da água nas estações monitoradas permanece elevado.

No município de Assis Brasil – primeiro a atingir a cota de inundação – houve redução de 2,87 m no nível, entre segunda (26) e terça-feira (27), entrando na faixa de normalidade. A tendência é que este comportamento seja replicado e observado nas outras estações mais a baixo (jusante) desta bacia nos próximos dias.

Bacia do Rio Amazonas

Na sexta-feira (23), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou o 8º Boletim de Alerta da Bacia do Rio Amazonas, com diagnósticos e previsões dos rios. O gerente de hidrologia e gestão Territorial da SUREG-MA, Andre Martinelli, explica que, além das chuvas no Acre, é preocupante o cenário de estiagem em Roraima. Em Boa Vista (RR), o nível chegou a -5 cm na sexta (23) – a quinta maior vazante da série histórica, iniciada em 1967.

“O estado de Roraima atravessa um quadro de evento crítico de seca. Enquanto aqui na região de Manaus e em outros locais estamos no período chuvoso, em Roraima observamos estiagem”, explicou o pesquisador.

A bacia do rio Madeira também está em recuperação, apresentando subidas em Porto Velho (RO) e Humaitá (AM). Apesar disso, os níveis estão abaixo do esperado. As cotas apresentadas no boletim foram: 11,59 m e 19,37 m, respectivamente.

Segundo o boletim, na bacia do Amazonas os níveis também estão abaixo da faixa de normalidade, com cotas de 8,61 m em Itacoatiara (AM), 4,05 m em Parintins (AM), 3,95 em Óbidos (PA) e 3,62 em Almeirim (PA).

Já as bacias dos rios Negro e Solimões, mantiveram os processos de subida e níveis dentro do esperado para o período. Em Manaus (AM), o nível observado foi de 21,94 m e, no Solimões, em Manacapuru (AM), de 13,50 m.

9ª Sala de Crise da Região Norte

As informações geradas a partir do monitoramento hidrológico do SGB contribuíram para embasar as discussões da 9ª Sala de Crise da Região Norte, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), nesta sexta-feira (23). A reunião teve a participação do gerente Andre Martinelli que compartilhou as informações dos sistemas de alerta do SGB inseridos na região amazônica. Para conferir a reunião, clique aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Com chuvas intensas, estações do Rio Acre seguem acima da cota de inundação (sgb.gov.br)