Marinha e governo do Pará renovam parceria para atendimento a ribeirinhos

A Marinha do Brasil (MB) e o Governo do Estado do Pará renovaram, por mais 10 anos, a parceria para atendimento à população ribeirinha do estado, por meio de um contrato de cessão de uso do Navio-Auxiliar (NA) “Pará”. O acordo busca ampliar as ações de defesa social, segurança pública e justiça social; além de incluir a recuperação das carreiras (estruturas para subida e descida de navios nas docagens) e o Dique Flutuante Afonso Pena, na Base Naval de Val de Cães (BNVC), em Belém (PA).

Moradores da Ilha do Marajó buscam atendimento médico e social a bordo do NA “Pará” – Imagem: 1T (RM2-T) Hisamitsu – Postada em: 4DN Marinha do Brasil

A cooperação entre Marinha e Governo Estadual existe desde 2004, quando houve a assinatura do primeiro contrato entre os entes para prestação de serviços à população paraense. Por meio do novo documento, o Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) oferecerá apoio logístico para embarcar profissionais do estado, que desenvolverão ações sociais e de Justiça Itinerante para a população ribeirinha localizada às margens dos rios e ilhas fluviais. O acordo prevê a realização de quatro Comissões de Assistência Cívico-Social (ACiSo) por ano, e pode ser renovado por mais 10 anos.

Nestas ações a bordo do NA “Pará”, a população paraense tem acesso a médicos, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais de Saúde da Marinha, que realizam atendimentos em áreas como pediatria, ginecologia, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e clínica geral; além de realizarem exames importantes, como mamografia, ultrassonografia e preventivos de colo de útero.

“A Marinha do Brasil é comprometida com o cuidado à população, intensificando atividades de segurança da navegação, assistência social e em saúde, com propósito de melhorar a qualidade de vida e prestar cuidados mais eficazes aos ribeirinhos do Pará. A parceria com o Governo do Estado amplia os serviços que são oferecidos às comunidades mais carentes, distantes da capital”, ressaltou o Comandante do 4ºDN, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho.

A questão logística também será influenciada positivamente pelo novo acordo administrativo. A BNVC, instalada às margens do rio Pará, continuará dispondo, após recuperação, das Carreiras e do Dique Flutuante Afonso Pena, estruturas que são essenciais para a manutenção de meios navais e outras embarcações.

A BNVC tem como missão prestar apoio logístico fixo às Forças Armadas e unidades navais da Marinha do Brasil que operem nos ambientes marítimo, fluvial ou ribeirinho, sob jurisdição do Com4ºDN, a fim de contribuir para a defesa da navegação de interesse nacional e para o controle dessas áreas.

Navio-Auxiliar “Pará”

O Navio-Auxiliar “Pará” integra o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, subordinado ao Com4ºDN, e possui 56,11 metros de comprimento e 52,81 metros de boca (largura de um bordo a outro). Ele é o sexto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, homenageando o estado. Antes de ser incorporado à Marinha, pertencia à estatal Empresa de Navegação da Amazônia S.A. (ENASA), já extinta, pela qual operava com o nome Catamarã “Pará”, na linha Belém-Manaus-Belém, classificado como Navio Fluvial de Turismo, transportando veículos, passageiros e cargas.

Antes de ser incorporado à MB, o NA “Pará” passou por reparos e por uma série de adaptações na Base Naval de Val de Cães. Foram instalados consultórios médicos e odontológicos, revisadas as máquinas e compartimentos habitáveis, e instalados novos radares e equipamentos de comunicação.

PUBLICADO POR: 4º DISTRITO NAVAL  MARINHA DO BRASIL – Marinha e governo do Pará renovam parceria para atendimento a ribeirinhos | COM4DN