Bacia do Amazonas: nível do Rio Negro, em Manaus, segue próximo à faixa da normalidade

O 1º Boletim de Alerta Hidrológico, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil nesta sexta-feira (5), indica que maioria das estações apresentaram comportamento de enchente

Orla do São Raimundo em Manaus. Foto: Carlos da Matta – Postada em: SGB

Com o início da estação chuvosa em grande parte da região amazônica, é observado aumento dos volumes de precipitação sobre diversas bacias da área de monitoramento, volumes mais elevados nas bacias localizadas nas regiões central e sul, com menores volumes no extremo norte da área monitorada, conforme indica o 1º Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil de 2024, divulgado nesta sexta-feira (5).

“Ao longo da semana, a maioria das estações monitoradas apresentou comportamento de enchente, como o Rio Negro, em Manaus, que apresentou subidas diárias regulares, da ordem de 12 cm, estando os níveis próximos à faixa da normalidade. O Rio Solimões também está em processo de cheia, com elevações menores em Tabatinga, no Alto Solimões, e subidas médias diárias de 12 cm, nas proximidades de Coari e Manacapuru”, informou a pesquisadora em geociências Jussara Cury.

“As estações a jusante – como Itacoatiara, Parintins, Óbidos e Santarém – no Rio Amazonas, também registraram elevações diárias, características de início da fase de enchente. Os prognósticos climáticos indicam precipitações distribuídas em toda a bacia nas próximas semanas, o que pode contribuir para a consolidação do processo de cheia da região amazônica”, destacou Jussara.

O rio Negro apresentou descidas em São Gabriel da Cachoeira e está subindo em Tapuruquara e Barcelos. Em Manaus, o Negro registrou elevações diárias da ordem de 12 cm, demonstrando regularidade no processo de cheia, estando próximo da faixa da normalidade.

O Rio Madeira, em Porto Velho (RO), iniciou com subidas, mas voltou a descer ao longo da semana. No caso de Humaitá (AM), o rio apresentou recessão no registro mais recente.

As estações monitoradas do Rio Amazonas – como Careiro da Várzea, Itacoatiara, Parintins, Óbidos e Santarém – estão em processo de enchente, com subidas regulares. Em Almeirim, o nível do Amazonas apresenta oscilações diárias regulares, mas com níveis considerados estáveis nos últimos dias.

Em Beruri (AM), o Rio Purus apresenta subidas regulares, registrando elevações médias diárias na ordem de 13 cm, com níveis considerados normais para o período.

O Rio Branco, em Roraima, iniciou a semana descendo, em Boa Vista. Contudo, no registro mais recente, voltou a subir e, em Caracaraí, registrou elevações ao longo da semana.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Bacia do Amazonas: nível do Rio Negro, em Manaus, segue próximo à faixa da normalidade (sgb.gov.br) 

Relacionadas:

Um comentário em “Bacia do Amazonas: nível do Rio Negro, em Manaus, segue próximo à faixa da normalidade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *