Estudo do Serviço Geológico do Brasil contribui para garantir segurança em atrativos geoturísticos de Rondônia

Em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo do estado (Setur), o SGB – por meio da Residência de Porto Velho (REPO)- realizou avaliação em 12 atrativos geoturísticos, de nove municípios, para identificar potenciais perigos geológicos

Cachoeira do Ratunde, no município de Alto Alegre dos Parecís, é uma das principais atrações do estado de Rondônia (Foto: SGB)

Com o objetivo de contribuir para medidas de prevenção a desastres e salvaguardar vidas, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou o relatório de Avaliações Geotécnicas em Atrativos Geoturísticos de Rondônia. No documento, são apresentadas informações sobre 12 geoatrativos de nove municípios e sugeridas medidas para reduzir situações potenciais de risco, por exemplo, instalação de placas informativas e sirenes para emissão de alertas sonoros. Para ter acesso ao relatório do estudo, clique aqui.

O relatório foi entregue na quinta-feira (21) à Superintendência Estadual de Turismo do estado (Setur), durante reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Consetur), do qual o SGB faz parte. Participaram do encontro entidades empresariais, acadêmicas e órgãos públicos.

“Nosso objetivo é contribuir para o aprimoramento da gestão ambiental e, consequentemente, para a implementação de práticas que garantam a segurança dos geoatrativos, além da conservação do patrimônio natural”, explica o chefe da Residência de Porto Velho (REPO) do SGB, Amilcar Adamy. O pesquisador acrescenta que as ações do SGB contribuem para que o estado de Rondônia, rico em geodiversidade, possa fortalecer o geoturismo e fomentar o desenvolvimento sustentável.

O superintendente Estadual de Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Junior, destacou que ter acesso aos dados técnicos gerados pelo SGB é essencial para a tomada de decisão assertivas. “Essas avaliações serão repassadas aos municípios e, posteriormente, aos empresários do setor com o intuito de divulgar essa grandiosa ação em parceria com a Setur, que fez o levantamento dos possíveis locais para implementar os estudos”, disse. Além disso, ressaltou que o trabalho “servirá de grande proveito para o desenvolvimento econômico e desenvolvimento turístico promovendo segurança”.

Atrativos geoturísticos

As avaliações geotécnicas foram realizadas entre os dias 11 e 22 de setembro de 2023. Os atrativos foram selecionados após ação conjunta entre a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e a Residência de Porto Velho do SGB (REPO). As unidades têm dialogado para o desenvolvimento de parcerias que promovam o fortalecimento do geoturismo no estado.

Confira a lista dos atrativos geoturísticos contemplados pela ação:

• Balneário Rio das Garças – Porto Velho;
• Balneário Rio Preto – Porto Velho;
• Balneário Três Ilhas/Xangrilá – Porto Velho;
• Mirante do Parque Chico Mendes – Ouro Preto do Oeste;
• Cachoeira do Rio Mandi – Nova União;
• Pedrona da Linha 10 – Cacoal;
• Cachoeira do Ratunde – Alto Alegre dos Parecis;
• Cachoeira dos Gregolins – Alta Floresta do Oeste;
• Paleotoca de Vista Alegre do Abunã – Porto Velho;
• Cachoeira do Rio Abunã – Fortaleza do Abunã;
• Vale do Apertado – Pimenta Bueno;
• Mirante da Embratel – Guajará Mirim.

No relatório, o SGB recomenda uma série de ações que podem ser adotadas pelos administradores dos locais e órgãos públicos, por exemplo: instalação de placa informativas sobre a possibilidade de quedas de blocos próximas à queda d’água e laterais da cachoeira e instalação de sirenes para emissão de alertas sonoros, em caso de aumento repentino do nível do rio.

Em alguns locais, o SGB também sugere a restrição do acesso de pessoas nos períodos de chuvas intensas, como em Balneário Rio das Garças, Balneário Rio Preto, Balneário Três Ilhas/Xangrilá, Cachoeira do Catunde, Cachoeira do Rio Mandi e Cachoeira dos Gregolins.

Avaliação Geotécnica em Atrativos Geoturísticos

Esse trabalho faz parte do projeto Mapeamentos Geológico-Geotécnicos voltados para a Prevenção de Desastres. Desde o desabamento das rochas nos cânions de Capitólio (MG), em janeiro de 2022, os profissionais do SGB realizam estudos em atrativos geoturísticos para avaliar as áreas de risco.

Foram feitas análises em atrativos dos estados de: Alagoas, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

>> Saiba mais sobre as avaliações geotécnicas em atrativos turísticos

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Estudo do Serviço Geológico do Brasil contribui para garantir segurança em atrativos geoturísticos de Rondônia (sgb.gov.br)