Ibama debate experiências inovadoras implementadas na execução do Prad, no PA

Encontro reuniu pesquisadores e estimulou a troca de ideias visando a práticas de recuperação de áreas degradadas

Oficina Prad – Postada em: Ibama

Brasília (31/10/2023) – O Ibama acaba de reforçar a importância do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad). Em outubro, o Instituto conduziu uma oficina sobre o tema no Complexo de Mineração da Serra Norte, em Carajás, no Pará.

O evento ocorreu entre os dias 16 e 19 e reuniu técnicos e pesquisadores de diversas instituições, dentre elas o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Agência Nacional de Mineração (ANM), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Tecnológico da Vale (ITV), além do próprio Ibama.

A finalidade do encontro foi a divulgação e o debate das inovações adotadas pela Vale S.A. no âmbito das atividades de recuperação ambiental nas áreas afetadas pela mineração de ferro na Floresta Nacional (Flona) de Carajás (PA). A execução do Prad figura entre uma das principais exigências postuladas nos licenciamentos ambientais dos projetos de exploração mineral na região.

As atividades de recuperação ambiental nessas áreas são de natureza complexa e, portanto, demandam um processo contínuo de aprimoramento técnico-científico. A oficina estimulou a discussão de temáticas diversas, envolvendo o histórico do processo de extração de ferro na Serra Norte, as práticas e técnicas de explotação mineral, as ações de Prad, o manejo das espécies ameaçadas, o controle de invasoras, a compensação ambiental e as pesquisas desenvolvidas no interior da Flona.

Dentre os expoentes da pesquisa botânica no Brasil, o evento contou com a participação de José Francisco Montenegro Valls, especialista em gramíneas. O grupo de pesquisadores reunidos no evento contribuiu para a troca de ideias visando a práticas de recuperação de áreas degradadas e a formulação de estratégias a serem adotadas para a reintrodução de espécies ameaçadas, endêmicas e raras na região da Serra Norte.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama debate experiências inovadoras implementadas na execução do Prad, no PA — Ibama (www.gov.br) 

Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *