Seca no Acre: Serviço Geológico do Brasil compartilha dados que subsidiam ações estratégicas para o período de estiagem

O Serviço Geológico do Brasil (SGB), a partir do monitoramento hidrológico, gera informações que auxiliam gestores públicos na tomada de decisões diante de eventos hidrológicos extremos. Na quarta-feira (13), o pesquisador em geociências Marcus Suassuna participou da Reunião Técnica Enfrentamento ao Período de Seca do Acre 2023, promovida pelo governo do estado.

(Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre) – Postada em: SGB

Durante o encontro, Suassuna compartilhou dados sobre o monitoramento na Bacia do Rio Acre, realizado pelo Sistema de Alerta Hidrológico – SAH Acre. O pesquisador alertou para o cenário de estiagem: “A seca, de fato, está severa e, para as próximas três semanas, não existe perspectiva de mudança significativa na manutenção de níveis baixos”, afirmou.

Os municípios contemplados pelo monitoramento são: Assis Brasil, Brasileia, Rio Branco e Xapuri. Por meio da plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), o SGB disponibiliza boletins de monitoramento hidrológico da bacia do Rio Acre. Para ter acesso, basta clicar aqui.

Troca de experiências e ações integradas

A Reunião Técnica foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (SEMAPI), em parceria com o Corpo de Bombeiros do Acre (CBM/AC), Defesa Civil Estadual e defesas civis municipais. O objetivo é proporcionar a troca de experiências e adoção de ações integradas para prevenir ou reduzir os impactos da seca no estado.

Suassuna ressalta que a participação do SGB nesses eventos é fundamental para compartilhar conhecimento geocientífico e subsidiar medidas que impactam diretamente a vida dos cidadãos: “Ter essa articulação entre quem trabalha no monitoramento e quem está no operacional é muito importante. É um exemplo a ser seguido para antecipação de eventos críticos”, avaliou.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Seca no Acre: Serviço Geológico do Brasil compartilha dados que subsidiam ações estratégicas para o período de estiagem (sgb.gov.br)