Bacia do Rio Amazonas dá indícios de processo acentuado de vazante

De acordo com monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, estiagem na região afeta rios, e há tendência de forte redução nos níveis

Foto: Valter Campanato – Agência Brasil

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o comportamento dos rios Negro, Solimões e Amazonas – que formam Bacia do Rio Amazonas, no Norte do país – dá indícios de processo acentuado de vazante. Um dos fatores que afeta o nível das águas é a forte estiagem que ocorreu em julho na região.

De acordo com a pesquisadora em geociências e responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas (SAH Amazonas), Jussara Cury, a falta de chuvas provocou descidas acentuadas nos rios. Apesar da vazante estar dentro da normalidade para o período, há tendência de que possa se agravar. “A situação mais preocupante é no Alto Solimões, na região de Tabatinga, que é a montante da calha. Se o nível das águas reduzir muito, o comportamento deve ser seguido nos demais rios da bacia”, explica Cury.

O cenário já tem afetado a navegabilidade da região. A Marinha do Brasil chegou a emitir um comunicado, na última semana, restringindo a navegação durante a noite, em rios do Amazonas. Com as informações geradas, o SGB contribui para subsidiar ações dos gestores públicos e das defesas civis estadual e municipais, além de ajudar a população e setores produtivos na tomada de decisões.

Boletim do Sistema de Alerta

Boletim publicado pelo SGB na sexta-feira (25), a partir do monitoramento das estações no estado do Amazonas, indica que, em Tabatinga, o Rio Solimões apresentou oscilações nas descidas, ao longo da semana, o que diminuiu a intensidade da recessão local. “Em Fonte Boa e Itapéua, foram registradas descidas médias diárias de 10 cm e, em Manacapuru (AM), o Solimões apresentou descidas diárias de 13 cm”, indica o documento.

O Rio Amazonas apresentou descidas médias diárias de 12 cm no Careiro da Várzea, 9 cm em Itacoatiara e 6 cm em Parintins. Já o Rio Negro registrou descida média diária de 7 cm em São Gabriel da Cachoeira e Tapuruquara e de 6 cm em Barcelos. Em Manaus, na estação do Porto, o nível do Negro apresentou uma vazante média diária de 11 cm.

Os boletins de monitoramento do SAH Amazonas podem ser consultados aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia