65ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 12 de agosto de 2023, sábado, a 65ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Breve panorama museológico dos Museus Militares do Exército Português e caraterização do Museu Militar de Lisboa”, tendo como convidado o “Cel. Francisco Amado Rodrigues”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 65ª Tertúlia Portugal – Brasil:

65ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 12 de agosto de 2023,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Breve panorama museológico dos Museus Militares do Exército Português e caraterização do Museu Militar de Lisboa”

Apresentação: “Cel. Francisco Amado Rodrigues”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:   https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil 

Instagram: @tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação:  

O Museu Militar de Lisboa possui no seu acervo uma rica, vasta e heterogénea colecção de diferentes tipologias, a salientar: armaria, uniformes, equipamentos e artes plásticas, de características singulares, raras e autênticas, de abrangência nacional e internacional, dignas de serem visitadas!
A sua colecção de carácter militar é constituída por peças raras que se destacam pelo seu valor artístico de execução. A sua colecção de peças de artilharia é considerada uma das mais completas a nível mundial, pela sua diversidade.
Aqui se encontram pinturas de alguns dos nomes mais representativos da escola portuguesa de pintura como Carlos Reis, Columbano Bordalo Pinheiro, José Malhoa, Sousa Lopes, Veloso Salgado, Luciano Freire e Condeixa, entre outros. Em azulejaria, há magníficos painéis da autoria de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, Leopoldo Batistini e Victoria Pereira.
“Mais do que um museu, a história de uma Nação!”

Sobre o convidado:

O Cel. Francisco Amado Rodrigues é Coronel de Cavalaria/Exército. Mestre em Museologia e Museografia, pela Universidade de Lisboa/Faculdade de Belas Artes. Licenciado em História, pela Universidade Aberta, e em Ciências Militares, pela Academia Militar (1989). Esteve colocado na Escola Prática de Cavalaria (1989/1999 e 2007/2009), na Academia Militar (1999/2007 e 2016/2021)) e na DHCM (2009/2016). Está Diretor do Museu Militar de Lisboa, desde 01 de janeiro de 2021. Tem cerca de duas dezenas de artigos publicados e 6 livros em coautoria, 2 dos quais premiados. Tem 6 condecorações militares, 1 comenda honorária e 14 louvores.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

        • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
        • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
        • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *