34ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 19 de fevereiro de 2022, sábado, a 34ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema: “História Pública, mídia e divulgação científica da História””, tendo como convidado o Prof. Dr. Cesar Agenor Fernandes da Silva. 

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 34ª Tertúlia Portugal Brasil:

34ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 19 de fevereiro de 2022,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “História Pública, mídia e divulgação científica da História”

Apresentação: Prof. Dr. Cesar Agenor Fernandes da Silva

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil   

Sobre o Tema: A proposta desta comunicação parte do debate historiográfico contemporâneo sobre as questões teórico-metodológicas que envolvem tanto a produção quanto a investigação da História Pública. A partir disso, o convidado conduzirá uma reflexão sobre a atividade intelectual e as práticas de divulgação cientifica em história por meio de suportes midiáticos digitais contemporâneos, pois esse movimento amplia a compreensão dos esforços de construção e consolidação próprios da História Pública. Ademais, é importante que indiquemos os espaços e quais as disputas existentes na construção de narrativas sobre a memória coletiva, o passado e a consciência histórica que permeiam nossa sociedade, especialmente no campo da comunicação e das redes sociais.

Sobre o Convidado: Prof. Dr. Cesar Agenor Fernandes da Silva
Nasceu em 1982, na cidade litorânea de Praia Grande – Estado de São Paulo. Em 2000, iniciou seus estudos de graduação em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Franca – e, dez anos depois, em 2010, defendia sua tese de doutorado em História na mesma universidade. Dedicou-se ao estudo da História da Imprensa e da Ciência no Brasil do século XIX. Atualmente tem voltado suas atenções para a História Pública e a divulgação do conhecimento histórico por meio de diversas mídias, com especial atenção aos Podcasts, e os impactos, possibilidades e reinvenções de novas mídias e tecnologias no Ensino de História. Desde 2014, produz o podcast Fronteiras no Tempo, dedicado a temas históricos e, a partir de 2016, passou a integrar a equipe de divulgação científica do portal Deviante. Em 2020, passou a integrar o quadro docente do departamento de história como professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos