Rondonistas em Rondônia

Nesta sexta-feira 7 de julho de 2023, o estado de Rondônia recebeu em sua capital Porto Velho, mais uma edição do Projeto Rondon. A operação faz parte do Ministério da Defesa e as ações realizadas são voltadas para contribuir com soluções sustentáveis e inovadoras e inclusão social.

O projeto Rondon nasceu em 1967, com o objetivo de conhecer de perto a realidade amazônica do então Território Federal de Rondônia, contando com apoio das Forças Armadas; e depois de ficar um período desativado e, em 2005, o projeto “Rondon” foi retomado e integrado às pautas governamentais sob coordenação do Ministério da Defesa.

O projeto faz parte de uma política estratégica que envolve governos estaduais e municipais, instituições de ensino, assim como as Forças Armadas.

Assim que foi criado o projeto Rondon em 1976, sua primeira edição aconteceu no estado de Rondônia para honrar o nome do patrono. Nessa primeira edição, vieram vários acadêmicos do Rio de janeiro para conhecer e estudar a região. Ao longo do tempo, o projeto passou por alguns ajustes, e hoje consegue unir acadêmicos de várias regiões do Brasil.

A solenidade de abertura aconteceu no Palácio das Artes às 8h com as falas dos representantes das 3 forças armadas do Brasil, depois, os rondonistas assistiram a palestra do historiador e professor Lourismar Barroso, um pesquisador da vida e das trajetórias alcançadas pelo marechal, inclusive escreveu uma obra intitulada: Rondon: uma vida dedicada ao Brasil, publicado em 2021 em Porto Velho, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em sua fala, o professor rondonista lembrou da trajetória enfrentada pelo menino Cândido que nasceu no Pantanal mato-grossense. Antes mesmo de nascer, o menino Cândido perdeu seu pai Cândido Mariano da Silva em 1864, vítima da varíola, e em 1867, após 2 anos de nascido, perdeu sua mãe, dona Claudina Lucas Evangelista de Souza, vítima da catapora, sendo, portanto, criado pelos avós maternos. Rondon expressou seu sentimento através desta frase: “desde cedo aprendi a viver de saudades”.

O professor rondonista seguiu sua fala sobre os principais patrimônios históricos e cultural de Rondônia, com o Real Forte Príncipe da Beira – A EFMM – A Linha Telegráfica – Os ciclos Econômicos – a criação do Território Federal do Guaporé e Rondônia, assim com o Estado de Rondônia.

Ao fim de sua fala, o professor rondonista foi ovacionado de pé por todos os rondonistas que assistiram a palestra. As palmas não cessavam, como forma de agradecimento pelos conhecimentos ali adquiridos.

No fim do evento o general Abraão recebeu a obra “Rondon: uma vida dedicada ao Brasil”, do escritor e historiador Lourismar Barroso, como forma de lembrar que foi graças ao Rondon, enquanto mestiço, conseguiu unir os dois Brasis, o Brasil do litoral e o Brasil do sertões, tudo em prol da causa indígena.

Para a realização desse projeto, participam do acordo de cooperação 12 municípios rondonienses, sendo eles: Alta Floresta d’ Oeste; Alto Alegre dos Parecis; Castanheiras; Costa Marques; Nova Brasilândia D’Oeste; Novo Horizonte do Oeste; Parecis; Presidente Médici; Primavera de Rondônia; Santa Luzia d’Oeste; São Felipe D’Oeste e Seringueiras.

Historiador Lourismar Barroso
Doutorando em Educação – UNIVALI

FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor

Nota – A equipe do EcoAmazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias