Pesquisa elabora banco de dados sobre plantas amazônicas pouco conhecidas

Manaus – Pesquisadores catalogaram em diversos locais da Amazônia a ocorrência de 106 espécies, 50 gêneros, 17 famílias e mais de 4.690 amostras de epífitas, grupo de plantas que utilizam as árvores como suporte para fixação e não dependem do solo em nenhuma fase do seu ciclo de vida. Entre as representantes mais conhecidas na natureza estão as bromélias e as orquídeas.

(Foto: Érico Xavier/Fapeam e acervo pessoal do pesquisador Adriano Quaresma) Fonte: D24am. Pesquisa elabora banco de dados sobre plantas amazônicas pouco conhecidas (d24am.com)

O projeto, que elaborou um banco de dados de epífitas na Amazônia, monitorou a ocorrência dessas plantas em florestas de igapós – vegetações que são periodicamente alagadas pelas cheias dos rios – localizadas no Parque Nacional de Anavilhanas, no Parque Nacional do Jaú, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé e no arquipélago de Mariuá.

De acordo com o coordenador do projeto e doutor em biologia, Adriano Quaresma, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o estudo realizou o maior levantamento florístico de epífitas em um mesmo ecossistema florestal da Amazônia, o que preencheu uma lacuna gigantesca sobre o conhecimento desse importante grupo de plantas em matas de igapó.

“As epífitas possuem importância fundamental na manutenção da diversidade biológica e onde são encontradas, pois proporcionam recursos alimentares e microambientes especializados para a fauna”, destacou o pesquisador.

Da Redação / portald24@diarioam.com.br – Conteúdo na íntegra disponível em:  D24am. Leia mais em: Pesquisa elabora banco de dados sobre plantas amazônicas pouco conhecidas (d24am.com) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *