Floresta conservada aumenta em quatro vezes a produtividade de açaí de terra firme

Estudo pioneiro sobre o cultivo do açaizeiro em terra firme na Amazônia mostra que a presença de grandes áreas de vegetação nativa no entorno ou próxima aos plantios de açaí em terra firme pode aumentar em quatro vezes a produtividade do açaizal quando comparada à lavoura com ausência de floresta.

Foto: Ronaldo Rosa – postada em: Embrapa

O trabalho, publicado hoje (12/7) no Journal of Applied Ecology, teve como abordagem a polinização integrada de cultivos, e comprovou que a conservação da floresta é mais eficiente para aumentar a produtividade das áreas, o lucro do produtor e garantir a manutenção da biodiversidade, do que o manejo de abelhas nativas dentro dos cultivos.

O trabalho avaliou a introdução de colônias de abelhas da espécie Scaptotrigona postica, nativas da Amazônia e conhecidas popularmente como abelha canudo, em áreas com plantios de açaizeiro (Euterpe oleracea) em terra firme com diferentes gradientes de floresta no entorno ou próximas aos plantios. Os resultados mostram que as novas moradoras das áreas com floresta conservada contribuem para aumentar em 30% o número total de visitas de abelhas ao açaí. Por outro lado, elas reduzem em 60%, em média, a abundância de abelhas silvestres que vêm das áreas de florestas para visitar as flores do açaí e em 50% a riqueza, ou diversidade, dessas espécies.

O artigo “Forest conservation maximizes açaí palm pollination services and yield in the Brazilian Amazon” é assinado por um grupo de cientistas da Embrapa Amazônia OrientalEmbrapa Meio Ambiente; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ana Laura Lima (MTb 1.268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

TEXTO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: EMBRAPA – Floresta conservada aumenta em quatro vezes a produtividade de açaí de terra firme – Portal Embrapa