Aquário Amazônico é reaberto com inspiração na biodiversidade da Selva

Manaus (AM) – O Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) é um dos pontos turísticos mais visitados em Manaus, recebendo aproximadamente 110 mil pessoas por ano, entre turistas brasileiros e de outros países. Na sexta-feira (28), o zoológico reinaugurou o aquário amazônico, que está renovado e pronto para encantar visitantes com a rica biodiversidade da região.

Crédito: Cb Wesley e Sd Eduardo Costa – Com Soc CIGS

A reforma e reativação do aquário amazônico do Zoo CIGS é fruto da parceria entre o Comando Militar da Amazônia (CMA), a 12ª Região Militar (12ª RM), o CIGS, o Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT – AM/RR) e a Empresa ZooFish.

A ação renova a maneira como o Exército Brasileiro se conecta com a população, e fortalece a conexão entre o Exército Brasileiro e a preservação do meio-ambiente, por promover, junto ao público visitante, a conscientização e a responsabilidade ambiental.

Em um ato simbólico, houve doação 200 lixeiras ecológicas para o Zoo CIGS, fruto do Projeto Ambiental “Lixeiras Sustentáveis” promovido pelo Rotary Club Adrianópolis, que tem o objetivo de contribuir com o processo coletivo de conservação ambiental.

História do Zoológico do CIGS 

O Zoológico do CIGS teve sua origem em 1967 a partir da necessidade de apresentar aos alunos do então Curso de Guerra na Selva elementos da fauna e da flora amazônica – conhecimentos importantes na formação dos Guerreiros de Selva.

A partir de 1969, foi aberto ao público em geral, já com o seu acervo bastante aumentado, oriundo de doações dos moradores do entorno do CIGS. Ele passou por diversas modificações ao longo dos anos.

No ano de 1999, ele passou por um processo de modernização das suas antigas instalações em um projeto que contou com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, da Prefeitura Municipal de Manaus e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). Dessa forma, o número de recintos para melhor abrigar as espécies da floresta amazônica foi aumentado, assim como as instalções para o acolhimento do público visitante.

Atualmente, o Zoológico ocupa uma área de 45.000 m², coberta em sua maior parte de vegetação amazônica preservada.

Considerado um dos principais pontos turísticos de Manaus, possui em seu acervo somente animais amazônicos brasileiros, contando com um plantel de 1142 animais, sendo 65 mamíferos, 47 aves, 231 répteis e 799 peixes, totalizando uma riqueza de mais de 61 espécies.

O Zoo CIGS prioriza a educação ambiental, a pesquisa, a conservação e o acolhimento, onde todos os animais são oriundos de órgãos ambientais e criadouros autorizados. O primeiro Aquário Amazônico do Zoológico do CIGS foi inaugurado em 5 de dezembro de 2014, porém teve que ser fechado em fevereiro de 2021, devido a problemas técnicos.

A reabertura das portas do Aquário Amazônico foi um evento bastante aguardado, devido à riqueza ambiental que representa. E tudo só foi possível graças a uma importante parceria entre o Comando Militar da Amazônia, por intermédio da 12ª Região Militar, e o Ministério Público do Trabalho, que viabilizaram a reforma. Agora, o aquário amazônico está de volta, renovado e pronto para ser visitado.

Prestigiaram o evento representantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e alunos da Escola Estadual General Sampaio e diversas autoridades.

Presenças

Estiveram presentes na Cerimônia o General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Comandante Militar da Amazônia; o General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, Comandante da 12ª Região Militar; a Doutora Alzira Melo Costa, Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima; o Doutor Izan Alves Miranda Filho, Juiz do Trabalho Titular da 16ª Vara do Trabalho de Manaus; o Coronel Fábio Pinheiro Lustosa, Comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva; e o Vereador Caio André Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Manaus; dentre outras autoridades e convidados.

Fonte: Centro de Instrução de Guerra na Selva – Ver galeria de fotos – Aquário Amazônico é reaberto com inspiração na biodiversidade da Selva – Noticiário do Exército (eb.mil.br)     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *