HCAMP supera expectativa de atendimentos à população ribeirinha em Moura (AM)

Balsas da FAB chegaram ao distrito na sexta (26/05) e o HCAMP realizou consultas até este domingo (28/05). Estrutura hospitalar agora segue para o município de Barcelos, no Amazonas

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Hospital de Campanha (HCAMP), finalizou, neste domingo (28/05), os atendimentos médicos à comunidade ribeirinha do distrito de Moura, no estado do Amazonas. A estrutura chegou na sexta-feira (26/05), por meio das balsas do Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN), para o EXCELSIOR (Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional). As embarcações seguiram para o município de Barcelos (AM) ainda na tarde de domingo.

Foram contabilizados mais de 2.500 atendimentos, sendo a maioria de odontologia e pediatria. Inicialmente, a equipe do Exercício previa 450 atendimentos por dia, e a expectativa foi superada pela necessidade de atenção à saúde da população, alcançando média de mais de seiscentos atendimentos. Também foram distribuídos mais de cinco mil medicamentos após as consultas e com receitas médicas, das mais de 14 mil unidades doadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas. O carregamento levou antiinflamatórios, antibióticos, anti-hipertensivos, contraceptivos, analgésicos, dentre outros.

A Comandante do HCAMP, Major Médica Neurologista Carla Isabel Silvestre, fez um balanço dos atendimentos quando a equipe desembarcou na cidade. “A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) levou para gente uma emergência, que foi uma paciente idosa asmática em crise, a partir daí iniciamos os atendimentos. Também foi possível conversar com a comunidade e realizar palestras educativas”, disse.

A militar neurologista ainda relembrou atendimentos específicos realizados. “Tivemos alguns pacientes neurológicos graves na comunidade. Então ficamos bastantes gratos em poder ajudar, também nesses casos mais delicados,” destacou. “Todos os militares chegaram motivados para fazer o máximo que puderem, sem hora pra terminar. Todos estavam empenhados em atender”, completou a Comandante do HCAMP.

Idosos, adultos e crianças de todas as idades, que passaram pela triagem da Secretaria de Saúde Municipal, foram encaminhados de acordo com a necessidade de tratamentos de saúde. As especialidades oferecidas foram: ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia, emergência, fisioterapia, neurologia e odontologia. Além disso, o HCAMP também realizou exames preventivos de colo de útero, com resultados em tempo real; exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia), e assistência social e religiosa.

A senhora Erica Sousa, mãe de quatro crianças, foi atendida pelos militares do HCAMP e elogiou o atendimento recebido. “Fomos muito bem recebidos pela pediatra, pela dentista, também fui muito bem tratada na clínica médica e na ginecologia. Já tinha um ano que não tínhamos atendimento de saúde. Sou grata à Força Aérea por trazer o Hospital de Campanha à nossa comunidade de Moura”, declarou.

A paciente do HCAMP, Rosimeire Aguiar Magalhães, atendida pela ginecologia e pela ortopedia, comentou o serviço oferecido pela FAB. “É um sentimento de gratidão, pois a gente que vive aqui no interior nem sempre tem a oportunidade de ir no médico porque mora longe dos recursos, tudo é muito caro pra se conseguir. Fomos muito bem atendidos, pessoas muito atenciosas e dedicadas, estão de parabéns”, declarou.

Dona Patrícia da Silva Almeida também expressou gratidão por ter recebido os atendimentos de saúde perto de casa. “A gente precisava desse apoio. Tenho uma filha que precisa de atendimento médico por alguns problemas que tem. Então, foi uma coisa muito boa que aconteceu para a nossa comunidade,” finalizou.

A Capitão Médica Patologista Christiane Scardino Evangelista de Loureiro participou da missão do Hospital de Campanha na Operação Ágata IV em 2012, quando a FAB também levou às comunidades ribeirinhas atendimentos de saúde, e conta como tem sido a experiência. “É uma grande satisfação e privilégio participar de missões assim. Já participo há muitos anos,” declarou.

O EXCELSIOR 

O Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR) é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo, que só foi possível devido ao esforço conjunto do Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN), do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), do HCAMP, do Escalão Móvel de Apoio (EMA), do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN) e da Unidade Celular de Intendência (UCI).

Fotos e vídeo: Sargentos Figueira e Neris / CECOMSAER
Clique aqui e assista à reportagem
Confira aqui mais fotos do Exercício no Flickr da Força Aérea Brasileira.
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Tenente-Coronel Nunes
PUBLICADO POR: FORÇA AÉREA BRASILERIRA FAB – HCAMP supera expectativa de atendimentos à população ribeirinha em Moura (AM) – Força Aérea Brasileira (fab.mil.br)