60ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 20 de maio de 2023, sábado, a 60ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Os processos de independência das colônias ibéricas nas américas na perspectiva da história comparada e do poder militar”, tendo como convidado “Carlos Roberto Carvalho Daróz”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 60ª Tertúlia Portugal – Brasil:

60ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 20 de maio de 2023,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Os processos de independência das colônias ibéricas nas américas na perspectiva da história comparada e do poder militar

Apresentação: “Carlos Roberto Carvalho Daróz”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:   https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação:  

O processo de independência das colônias da América hispânica deu-se de modo bastante diferente do que ocorreu com a maior das colônias portuguesas: o Brasil. Enquanto naquelas a emancipação política foi marcada pela ruptura, nesta, a independência ocorreu sob o manto da continuidade. Como resultado, as colônias hispano-americanas deram origem a mais de uma dezena de países, enquanto o Brasil manteve seu território íntegro. Dentre os diversos fatores que compuseram esse processo histórico, a forma como o poder militar da Espanha e de Portugal foi empregado resultou decisiva para a configuração territorial das Américas. Mobilizando a história comparada, o presente trabalho analisa como a aplicação do poder militar influenciou na formação territorial latino-americana.
Palavras- chave: poder militar, território, fronteiras, independência.

Sobre o convidado:

Carlos Roberto Carvalho Daróz é historiador, escritor, professor e pesquisador. Nascido no Rio de Janeiro, obteve seu bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e diplomou-se Mestre em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Paralelamente à vida militar, desenvolveu sua carreira acadêmica. Com licenciatura em História pela Universidade Salgado de Oliveira, especializou-se em História Militar pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil; e obteve novo grau de Mestre, dessa vez em História, também pela Universidade Salgado de Oliveira. Está concluindo o doutoramento em História pela Universidade Federal Fluminense com estágio de pesquisa doutoral na Université Libre de Bruxelles, pesquisando a participação de estrangeiros no exército francês durante a Primeira Guerra Mundial. Atuou como professor do Colégio Militar do Recife, do curso de pós-graduação em História Militar da Universidade do Sul de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades em Ciências Militares do Centro de Estudos de Pessoal/Forte Duque de Caxias; e como professor visitante na Academia da Força Aérea dos EUA. Atualmente é chefe da Seção de Memória Institucional e História Oral do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército. É associado titular emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e autor de dez livros.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

  • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
  • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
  • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos