61ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 03 de junho de 2023, sábado, a 61ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Cavaleiro Faria: o enigmático desenhador português do século XVIII agora revelado”, tendo como convidadas “Alexandra Gomes Markl e Celina Bastos”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 61ª Tertúlia Portugal – Brasil:

61ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 03 de junho de 2023,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Cavaleiro Faria: o enigmático desenhador português do século XVIII agora revelado

Apresentação: “Alexandra Gomes Markl e Celina Bastos”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:   https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil 

Instagram: @tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação:  

Uma aprofundada investigação agora conduzida, veio revelar a identidade do enigmático desenhador português da segunda metade do século XVIII, que ficou conhecido por Cavaleiro Faria, como Inocêncio de Faria e Aguiar (Lisboa, 1709-1792), possibilitando delinear a sua personalidade histórica e melhor entender a obra artística deste singular e original desenhador à pena, a quem o Museu Nacional de Arte Antiga dedica neste momento a primeira exposição monográfica.

Sobre as convidadas:

Alexandra Gomes Markl – Historiadora da Arte, é doutorada em Ciências da Arte, na especialidade de Desenho, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com tese sobre a obra gráfica de Domingos António de Sequeira. É autora de numerosos artigos, incidindo especialmente sobre temas de pintura, desenho e gravura dos séculos XVI a XIX e do livro sobre o pintor naturalista António Ramalho (2003).
É responsável pelas coleções de Desenho e Gravura do Museu Nacional de Arte Antiga, tem desenvolvido investigação essencialmente nestas áreas, tendo comissariado diversas exposições, quer neste museu quer em outros.

Celina Bastos – Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Peritagem em Arte/Mobiliário pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, desempenha funções de Técnica Superior no Museu Nacional de Arte Antiga.
Autora de estudos sobre Museologia e História da Arte dos séculos XVI a XIX, particularmente de Artes Decorativas, participou em diversos colóquios nacionais e internacionais e foi comissária e co-comissária de exposições nestas áreas disciplinares.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

    • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
    • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
    • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos