Produção sustentável de Açaí aumenta renda de comunidade no Amapá

A produção sustentável de açaí aumentou a renda de uma comunidade tradicional no Amapá e abriu mercados no exterior.

Aldemir Corrêa tem uma propriedade na comunidade Nossa Senhora de Nazaré no município amapaense de Itaubal. Com técnicas que respeitam a biodiversidade e utilizam a vegetação nativa, ele produz cerca de 400 sacas de 56 quilos de açaí ao ano. Aldemir conta que tem 50 hectares certificados, mas ainda não 100% manejados.

Aldemir é cooperado da Amazonbai, que processa e vende o açaí em polpa. Os produtos têm certificações que garantem origem orgânica, vegana, de áreas preservadas e de manejo comunitário.

São cerca de 160 famílias cooperadas. Neste ano, a previsão é produzir 100 toneladas de açaí e enviar tudo para os Estados Unidos. O retorno financeiro tem melhorado a vida dessas pessoas, afirma o diretor-presidente da Amazonbai, Amiraldo Picanço.

A cooperativa surgiu do Protocolo Comunitário do Bailique, para fortalecer comunidades tradicionais e acessar políticas públicas. A comunidade fica no arquipélago na foz do Rio Amazonas no Amapá.

Depois, com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, surgiu o Centro Vocacional Tecnológico da Agrobiodiversidade para capacitar jovens locais com o curso técnico de alimentos.

A coordenadora-geral substituta de Ciências Humanas e Sociais do ministério, Fernanda Rodrigues, diz que a comunidade abraçou o projeto.

A quarta turma do curso técnico se formou em janeiro. Hoje, 30% dos formandos trabalham na Amazonbai.

PUBLICADO POR: RADIOAGÊNCIA NACIONAL EBC – Produção sustentável de Açaí aumenta renda de comunidade no Amapá | Radioagência Nacional (ebc.com.br)