ONU assinala Dia Internacional da Mãe Terra com apelo por preservação

Mensagem do secretário-geral lembra que conhecimento e soluções já estão ao dispor da humanidade; celebração foi adotada pela Assembleia Geral, em 2014, para aumentar consciência sobre relação entre pessoas, espécies com vida e o planeta.

Nações Unidas pedem que a celebração do Dia da Terra também exija que os líderes façam as pazes com a natureza – © NASA – Postada em: ONU NEWS

O mundo marca neste 22 de abril o Dia Internacional da Mãe Terra. Para as Nações Unidas, trata-se de momento de reflexão sobre o relacionamento com o mundo natural considerado “o mais importante da humanidade”.

A Assembleia Geral proclamou a data, há 14 anos, para celebrar o início da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente de 1972, em Estocolmo, na Suécia. Foi um dos marcos para promover a consciência global sobre a interdependência entre pessoas, outros seres vivos e o planeta.

Biodiversidade em colapso

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral, António Guterres, enfatiza a ameaça colocada a recursos como o ar, o solo e os alimentos dos quais depende a saúde do planeta.

Para o líder da ONU, as ações humanas arrasam florestas, selvas, terras agrícolas, pântanos, oceanos, recifes de corais, rios, mares e lagos. Ele lembra que a biodiversidade está em colapso, enquanto 1 milhão de espécies estão à beira da extinção. Guterres pede o fim do que chama de “guerras implacáveis e sem sentido contra a natureza”.

Os esforços de conservação ambiental foram impulsionados pela realização da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro. A Rio-92 ficou conhecida como a maior de todas as conferências da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Manejo Sustentável das Florestas

No evento, mais de 178 governos adotaram a Agenda 21, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e a Declaração de Princípios para o Manejo Sustentável das Florestas.

O secretário-geral aponta as ferramentas, o conhecimento e as soluções como instrumentos ao  dispor da humanidade que, no entanto, carecem de maior ritmo para preservar a Terra.

Guterres declarou que o mundo precisa de uma ação climática acelerada com cortes de emissões mais profundos e rápidos para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius. Outra prioridade são altos investimentos com foco em adaptação e resiliência, principalmente para os países e comunidades mais vulneráveis que menos fizeram para causar a crise climática.

Ele sublinhou que ecossistemas saudáveis de oceanos, dos rios, das florestas e das pradarias são essenciais na ação para travar as mudanças climáticas.

Pessoas e o planeta 

A mensagem incentiva uma atuação para implementar o Acordo de Biodiversidade da ONU, adotado este ano. A meta é garantir que 30% da terra e da água disponível sejam protegidos até 2030.

Para o chefe da ONU, cada etapa do processo deve ser liderada pelos governos contando com empresas, instituições e sociedade civil. E cada indivíduo assumiria  sua parte na busca da solução “protegendo as pessoas e ao planeta”.

A mensagem ressalta a sabedoria, o conhecimento e a liderança dos povos indígenas, cuja gestão ambiental remonta a milênios, e “possuem muitas das soluções para as crises mundiais do clima e da biodiversidade”.

Plataformas de redes sociais 

Guterres pede que a celebração do Dia da Terra em escolas, locais de trabalho e comunidades religiosas ou plataformas de redes sociais também exija que os líderes façam as pazes com a natureza.

As Nações Unidas ressaltam que a ação pela harmonia com a natureza considere o conjunto de fatores envolvidos na busca de uma solução, incluindo experiências sobre o desenvolvimento sustentável.

PUBLICADO POR: ONU NEWS – ONU assinala Dia Internacional da Mãe Terra com apelo por preservação | ONU News

Relacionadas: