Exército apresenta trabalho da Força no Programa Calha Norte

Manaus (AM) – No último dia 5 de março, o Exército Brasileiro apresentou parte do trabalho realizado no Programa Calha Norte a uma comitiva de convidados do Ministério da Defesa. Na ocasião, o grupo conheceu as instalações e algumas atividades do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), localizado em Manaus.

Crédito: Sd Justino

O Programa Calha Norte é uma iniciativa do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Norte do Brasil e para a manutenção da soberania na Amazônia. No Programa, o Exército Brasileiro emprega recursos e esforços para a implantação de infraestrutura básica nos municípios da região; implantação de unidades militares; conservação de rodovias; manutenção de pequenas centrais elétricas; e manutenção da infraestrutura instalada nos Pelotões Especiais de Fronteira.

Durante a visita da comitiva, foram destacados os trabalhos do Exército na formação do combatente de selva e na Operação Acolhida, entre outras contribuições ao Programa. A comitiva foi acompanhada pelo Diretor Nacional do Programa Calha Norte, General de Divisão Veterano Ubiratan Poty.

Programa Calha Norte 

Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o Programa Calha Norte tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação. O Programa também busca a promoção do desenvolvimento sustentável; a ocupação de vazios estratégicos; a melhoria do padrão de vida das populações; a modernização do sistema de gestão municipal e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais da região onde atua.

Atualmente, o Programa abrange uma área correspondente a mais de 70% do território brasileiro. São 442 municípios, distribuídos em dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso dos Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Programa Calha Norte prevê a implantação de unidades militares na sua área de atuação. A missão desses efetivos é atuar diretamente na manutenção da soberania nacional, inibindo a proliferação de ações ilícitas e servindo de núcleo de colonização e de apoio às comunidades carentes da área.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército e Centro de Instrução de Guerra na Selva – Exército apresenta trabalho da Força no Programa Calha Norte – Noticiário do Exército (eb.mil.br)