31 de janeiro – Dia Nacional das RPPNs

Reservas particulares mostram engajamento da sociedade para a preservação da biodiversidade brasileira

Reserva Natural Serra do Tombador em Goiás contribui para a preservação da biodiversidade do Cerrado. Foto: José Paiva/Divulgação Fundação Grupo Boticário

Na próxima terça-feira (31/1) é comemorado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Entre seus benefícios ao meio ambiente, as RPPNs ajudam na proteção da biodiversidade local e auxiliam na expansão das áreas protegidas no país. As reservas particulares fazem parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e podem ser direcionadas a atividades de pesquisas científicas e visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais, conforme previsto no seu plano de manejo.

De acordo com dados da Confederação Nacional de RPPNsexistem atualmente 1.802 reservas dessa categoria no território nacional, totalizando cerca de 821 mil hectares. Diferentemente das concessões de unidades de conservação públicas – como as que foram anunciadas recentemente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com seis Estados – as RPPNs são terras particulares transformadas em UCs, mas cuja titularidade continua sendo de proprietários privados. Por meio da criação e gestão de RPPNs, muitas empresas oferecem sua parcela de contribuição efetiva para a preservação da natureza.

“A partir do momento que uma RPPN é criada, a conservação será perpetuada, já que aquela área sempre será uma unidade de conservação, mesmo que a propriedade seja vendida. Esse é um legado que fica para gerações futuras e que contribui diretamente para a proteção da biodiversidade do país”, afirma Leide Takahashi, gerente sênior de Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

Fundação Grupo Boticário é um exemplo desse engajamento do setor privado com a conservação dos recursos naturais e proteção à biodiversidade. A instituição mantém desde 1994 a Reserva Natural Salto Morato (RNSM), localizada em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. A reserva contribui para a conservação de 2.253 hectares de Mata Atlântica, sendo reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

A Fundação também mantém, desde 2007, a Reserva Natural Serra do Tombador (RNST), localizada em Cavalcante, no interior de Goiás. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a Reserva está em uma região de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade, em uma área equivalente a nove mil campos de futebol, no Cerrado brasileiro, bioma que abriga as nascentes das três principais bacias hidrográficas do Brasil.

A partir do acordo firmado na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (COP-15), realizada em Montreal, no Canadá, em dezembro de 2022, os países têm o desafio de proteger 30% das áreas terrestres e marítimas do planeta até o fim da década. Atualmente, os números são de 17% e 10%, respectivamente, ainda longe da meta estabelecida no Acordo de Kunming-Montreal, firmado para tentar reverter a crescente perda global da biodiversidade.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 32 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Sites: www.fundacaogrupoboticario.org.br | www.grupoboticario.com.br | Redes sociais: @fundacaogrupoboticario

Sobre a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza

A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores.

Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.org.br – Fundação Grupo Boticário (fundacaogrupoboticario.org.br)