Na Flip, Davi Kopenawa diz que mudança climática é vingança do planeta

Yanomami, convidado para homenagem à fotógrafa Claudia Andujar, denuncia visão materialista da natureza

Foto postada em: https://www.flip.org.br/autores/davi-kopenawa/

Davi Kopenawa está com Covid. O xamã yanomami, que rodou o mundo nas imagens da fotógrafa Claudia Andujar e depois foi levado por ela para dar seu depoimento presencialmente a audiências internacionais, teve de cancelar sua participação na Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, por causa da doença.

“Não fui eu que peguei Covid. Foi a Covid que me pegou”, disse o líder indígena, que deve participar da mesa em homenagem à artista brasileira de origem húngara por meio de um depoimento gravado em vídeo, direto de Boa Vista, em Roraima. Trata-se da capital mais próxima da Terra Indígena Yanomami, a primeira a ser reconhecida pelo governo brasileiro, em 1992.

Kopenawa é autor de “A Queda do Céu”, editado pela Companhia das Letras, livro escrito em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert e lançado primeiro na França e, em 2015, no Brasil. Albert transcreveu e organizou conversas que teve com o xamã yanomami gravadas ao longo de 12 anos de convivência e amizade. O resultado é uma obra que costura autobiografia, denúncia do materialismo do homem branco e manifesto da cosmologia de um dos povos da floresta no Brasil.

“Esse livro eu fiz para vocês, napë”, explica ele, usando a palavra yanomami que pode designar brancos, forasteiros ou mesmo inimigos. “Fiz para abrir ideias, abrir pensamentos e aprender a respeitar a nossa grande alma, que é o nosso planeta”, explica o xamã, que integra o grupo de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a prometida pasta dos Povos Originários.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

PUBLICADO POR: Jornal da Ciência – 18. Na Flip, Davi Kopenawa diz que mudança climática é vingança do planeta – Jornal da Ciência (jornaldaciencia.org.br) 

Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *