Atendimento ampliado nas novas unidades móveis flutuantes do INSS

O aviso de licitação para as novas unidades móveis flutuantes do INSS foi publicado na segunda-feira (22/08). Os arquivos do certame podem ser encontrados no link.

Serão três novos barcos para o estado do Amazonas e três para o Pará. – Foto: INSS

Conhecidos como PREVBarcos, os modelos que serão licitados contam com uma modernização das unidades atualmente existentes. Trata-se de uma remodelação completa dos roteiros de atendimento e das embarcações que serão contratadas.

As novas unidades contarão com 10 camarotes individuais para servidores, duas salas de perícia médica, uma para o serviço social, além de uma sala exclusiva para o gerente da embarcação.

Comunicação

A nova licitação prevê a contratação de três links de tecnologia distintas para fornecimento de internet: Banda Ka, Banda Ku e 4G (ou 5G, onde esta estiver disponível). A preocupação é que haja o mínimo de interrupção do atendimento por falta de internet, além da possibilidade de fornecimento de wi-fi de qualidade a todos os servidores e tripulantes da embarcação.

O projeto aprovado obriga a contratação de um técnico de informática como membro permanente da tripulação, responsável pelo parque de rede, para a manutenção dos computadores e impressoras, auxiliar os servidores na instalação de programas do INSS e fazer os apontamentos das antenas de internet e de TV por assinatura. A nova licitação prevê ainda pacote completo de TV por assinatura disponibilizado em três pontos distintos da embarcação..

Cobertura dos PREVBarcos

Serão três novos barcos para o estado do Amazonas e três para o Pará. Pela primeira vez, os barcos do Amazonas atenderão as cidades acreanas de Santa Rosa do Purus, Jordão, Tarauacá, Porto Walter e Marechal Taumaturgo, por meio dos PREVBarcos AM I e II.

O foco deste novo projeto é o atendimento às comunidades rurais do Amazonas, Pará, Acre e Amapá. A definição das comunidades foi feita com o auxílio da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Expectativa

A expectativa com as novas embarcações é ampliar a rede de atendimento móvel na região norte, atendendo pessoas que vivem ainda muito distantes de cidades que possuem agência ou acordo de cooperação técnica.

Os novos PREVBarcos complementam o processo de digitalização do atendimento do INSS, bem como a rede de Acordo de Cooperação Técnicas criada com prefeituras e entidades representativas, sem concorrer com essas modalidades de atendimento.

O PREVBarco procura atender pessoas que não possuem familiaridade com meios digitais, ou que não possuem energia elétrica e internet em casa. Além disso, nas regiões, há milhares de indígenas não falantes de português, que necessitam de atendimento humanizado e presente.

Licitação

O resultado da licitação sairá em 19 de setembro de 2022 e a expectativa é de entrega dos novos barcos para o início do segundo semestre de 2023. Até lá, os barcos atualmente contratados permanecerão realizando o atendimento à população ribeirinha.

Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. – Atendimento ampliado nas novas unidades móveis flutuantes do INSS — Português (Brasil) (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: