Hoje é Dia: florestas, ABL e futebol são lembrados na semana

Na semana que começa, o Hoje é Dia se volta para a proteção aos recursos naturais, em especial às florestas brasileiras. O Dia de Proteção às Florestas, comemorado hoje (17), homenageia ainda um personagem do folclore nacional, a quem é atribuído o cuidado e a proteção das matas do Brasil: o Curupira.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Menino de cabelos longos e vermelhos tipo fogo, o Curupira tem os pés virados para trás para despistar os caçadores. A lenda é de origem indígena, mas virou parte do imaginário popular em todo o território nacional – e também tornou-se peça importante no aprendizado sobre a preservação ambiental. Afinal, que criança nunca ouviu falar do Curupira?

Por conta disso, resgatamos este trecho do Música Animada, que foi ao ar na TV Brasil, em que a banda Roni e As Figurinhas apresenta uma canção sobre o Curupira.

Este episódio do História Hoje, da Radioagência Nacional, reforça que, “lenda à parte, o dia dedicado à proteção das florestas quer chamar a atenção para a importância da preservação desse tipo de vegetação essencial para o ciclo da vida”:

TEXTO COMPLETO DISPONÍVEL EM:  AGÊNCIA BRASIL – EBC  

Relacionada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *