Funai participa da 28ª Assembleia Estadual dos Indígenas de Roraima

A Fundação Nacional do Índio (Funai) participou da 28ª Assembleia Estadual dos Indígenas de Roraima, organizada pela Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiurr) no último domingo (8). O encontro ocorreu na comunidade indígena Surumu, em Pacaraima (RR), e reuniu dezenas de lideranças de diferentes etnias da região.

Foto postada em: Funai

O fortalecimento dos projetos de agricultura familiar e o encaminhamento de licenças necessárias para atividades de produção foram alguns dos temas abordados durante a assembleia. O coordenador regional da Funai em Roraima, Osmar Tavares, participou das discussões e elogiou o empenho das comunidades e lideranças locais na busca pela autonomia. “A Funai está à disposição para auxiliar na execução dos projetos, pois, trabalhando em conjunto, será possível avançar e ter sucesso nessas iniciativas”, salientou o coordenador.

A presidente da Sodiurr, Irisnaide de Souza Silva, falou sobre os projetos que estão sendo criados, com foco no turismo, na aquisição de insumos e ferramentas necessárias para o plantio, e na produção de soja. “Estamos reunidos hoje para discutir a ampliação do nosso projeto de produção, que vai ser possível com as devidas licenças em mãos. Eu quero que no nosso próximo encontro, em 2023, a gente possa anunciar oficialmente essa ampliação e promover um dia de campo nas nossas plantações”, afirmou a liderança da etnia Macuxi.

Irisnaide ressaltou ainda o apoio que a Sodiurr vem recebendo do Governo Federal. “A Funai esta dando voz e vez para os indígenas que querem trabalhar, querem produzir e desenvolver as suas comunidades”, destaca presidente da Sodiurr. Confira abaixo a fala da liderança indígena.

Indígenas em busca de autonomia

A Sodiurr representa aproximadamente 22 mil indígenas divididos em cinco municípios roraimenses. “Somos uma organização que trabalha incansavelmente para assegurar o direito dos indígenas, lutamos pelo desenvolvimento econômico e pela independência financeira das comunidades, visando desta maneira proporcionar uma vida mais digna e justa para todos”, destacou Irisnaide

Em março deste ano, a presidente da Sodiurr foi agraciada com a Medalha do Mérito Indigenista pelos recentes e relevantes trabalhos em favor das comunidades indígenas do país. No final de 2021, em Brasília, Irisnaide entregou ao presidente Marcelo Xavier o projeto de etnodesenvolvimento para cultivo de soja por indígenas de Roraima. “Viemos buscar apoio ao projeto, que é um trabalho sério e muito importante para as nossas comunidades. Com ele, poderemos expandir nossos horizontes e conquistar a independência econômica que tanto queremos”, enfatizou Irisnaide à época.

Os indígenas da Sodiurr trabalham atualmente com a produção e plantio de milho em 30 hectares de terra, além da plantação de melancia, que é destinada para consumo nas aldeias da comunidade e também para a comercialização local, gerando renda às famílias.

Assessoria de Comunicação / FUNAI     (ver repertório fotográfico)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *