Ibama acompanha soltura de quelônios no Parque Estadual Corumbiara/RO

Participação do Instituto, em apoio à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, garantiu o retorno seguro das tartarugas ao seu habitat

Em dezembro desse ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acompanhou a soltura de milhares de tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa) realizada em trecho do rio Guaporé dentro do Parque Estadual Corumbiara, no estado de Rondônia. Trata-se de um projeto de âmbito federal desenvolvido pelo Instituto – o Programa Quelônios da Amazônia (PQA), que contou com a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam).

Durante a temporada de reprodução das tartarugas, equipes da Sedam e agentes ambientais voluntários protegeram os ninhos dos ataques de predadores naturais – como peixes e aves. Na soltura, com a supervisão do Ibama e das equipes locais, os animais puderam retornar com segurança ao seu habitat.

O coordenador das ações do PQA no Ibama, Roberto Lacava, cita o apoio do governo boliviano na proteção dos quelônios: “Nos últimos anos, essa região do rio Guaporé se tornou o maior sítio reprodutivo da tartaruga-da-amazônia. Por se tratar de uma região de fronteira, é importante a atuação em conjunto de ambos países na proteção da espécie”, enfatiza.

Participaram da soltura o secretário da Sedam, Marcílio Leite, a Coordenadora de Gestão, Destinação e Manejo da Biodiversidade substituta do Ibama, Juliana Junqueira, além de outras autoridades convidadas – inclusive da Bolívia, vindas de municípios que fazem fronteira com o Brasil na região do parque.

Junqueira destaca que, em 2022, terá início o segundo ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Quelônios Amazônicos. “Uma das ações previstas deverá priorizar e articular atividades em conjunto para proteção e manejo dos quelônios no Vale do Guaporé”, explica.

Assessoria de Comunicação do IBAMA   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *